Pular para o conteúdo principal

Intérprete de Libras Álvaro Ferreira diz: "Cobrar direitos é uma luta diária"

Nesta terça-feira, 24 de abril, comemora-se o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Formada no Brasil em 1857, mas reconhecida como uma língua oficial do país somente em 2002, a Libras é a principal forma de comunicação dos cidadãos brasileiros surdos. De acordo com dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o Brasil tem 9,7 milhões de cidadãos com alguma deficiência auditiva. Para falar mais sobre o assunto, ConTexto conversou com o professor e intérprete de Libras Álvaro Ferreira, que há mais de dez anos luta pela inclusão da comunidade surda no município de Caruaru. Confira:
Álvaro é uma referência na inclusão dos surdos em Caruaru.
Foto: Pautar Comunicação e Imprensa (@pautarcom)



Como você começou a se interessar pela Língua Brasileira de Sinais?
Meu interesse começou por volta dos meus 12 anos, quando comecei a conviver com um primo surdo e me inquietava não conseguir me comunicar com ele. Comecei folhear as apostilas dele e depois iniciei os cursos, quando aos 15 anos me tornei intérprete de Libras.

Em quanto tempo é possível aprender os princípios básicos da Libras?
Quatro meses já são suficientes para aprender uma comunicação básica na Libras.

Você acredita que hoje o acesso para aprender Libras, em Caruaru, está mais facilitado do que há alguns anos?
Sim, a oferta de cursos tem se propagado bastante nos últimos anos, através das instituições públicas e privadas.

Como você avalia a inclusão dos surdos no Brasil? O processo está ocorrendo em uma velocidade satisfatória ou ainda está muito lento?
A inclusão dos surdos tem tido avanços significativos, principalmente pelo empoderamento adquirido pela própria comunidade. A cobrança da garantia dos direitos comunicacionais e sociais tem se transformado em uma bandeira de luta diária de surdos e ouvintes. Entretanto, é preciso garantir novas políticas públicas efusivas e específicas para a inclusão destas pessoas no contexto atual.

No ano passado, o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) enfatizou os desafios para a formação educacional de surdos no Brasil. Você acha que este tipo de proposta foi eficiente para colocar o assunto em pauta?
O tema da redação do Enem 2017 tornou-se marco histórico dentro da comunidade surda. Milhares de estudantes do Brasil inteiro puderam parar e pensar nos Surdos Brasileiros, e sentiram dificuldades de argumentar sobre o assunto, pois esta população se tornou invisibilizada por muito tempo na história.

As demandas profissionais de intérpretes de Libras têm crescido? Outras instituições, além de escolas e igrejas, também têm procurado este serviço?
Sim, é notável o constante crescimentos de profissionais intérpretes de Libras no mercado, inclusive muitos profissionais liberais têm migrado para esta área. A demanda tem crescido diariamente tornando o mercado cada vez mais requisitado.

Por Jénerson Alves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

O Legado de Fátima Quintas: O Tempo, a Cultura e a Escrita - por Marcos Carneiro Xepa

 FELIZ ANIVERSÁRIO! A renomada antropóloga, contista, ensaísta e cronista brasileira. Maria de Fátima de Andrade Quintas, nasceu num período carnavalesco em 28 de fevereiro de 1944, em Recife. Herdou do seu pai, o famoso historiador pernambucano, Amaro Quintas, o hábito de escrever e ler. Formou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco e em pós-graduação em Antropologia Cultural no Instituto de Ciências Sociais e Política Ultramarina, em Lisboa.  Fátima Quintas contribui significativamente para grandeza da literatura e antropologia brasileira. Suas pesquisas em torno das obras de Gilberto Freyre a transformou em uma das mulheres notáveis como pesquisadora e escritora. Em seu pioneirismo acadêmico. Foi a primeira mulher a assumir o cargo de presidente da Academia Pernambucana de Letras de 26 de janeiro de 2012 a 26 de janeiro de 2016, ocupa a cadeira 31 desde 3 de abril de 2003.  Pela sua grandeza literária, destacou-se em várias entrevistas para a m...

Versículos inspiradores

 A vida é cheia de desafios que nos testam a força, a resiliência e a fé. Mas, com a ajuda de Deus, podemos enfrentar esses desafios e sair vitoriosos. "Eu posso todas as coisas em Cristo que me fortalece" (Filipenses 4:13). Essas palavras do apóstolo Paulo nos lembram de que não estamos sozinhos em nossos desafios. Deus está conosco, nos fortalecendo e nos dando a capacidade de superar qualquer obstáculo. Mas, como podemos enfrentar esses desafios? Primeiro, precisamos confiar em Deus e em sua palavra. "Confie no Senhor com todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento" (Provérbios 3:5). Quando confiamos em Deus, podemos ter certeza de que Ele nos guiará e nos dará a sabedoria necessária para tomar as decisões certas. Além disso, precisamos ser perseverantes e não desistir diante das dificuldades. "Sede perseverantes, porque sabeis que a vossa perseverança tem um alvo completo" (Colossenses 4:12). A perseverança é fundamental para superar ...