Pular para o conteúdo principal

120 anos de Primeira Igreja: as primeiras perseguições – por Ary Queiroz Jr.


Durante muitos meses de 1897 os cultos em Caruaru continuaram bastante assistidos. 

Tanto foi assim que houve necessidade que ocorressem mais reuniões, ficando uma aos domingos, às 11 horas, e outra nas quartas-feiras, às 19 horas, sendo este encontro era dirigido em parte para homens e em parte para mulheres.

Entretanto, os ataques ao movimento não tardaram. Dona Ida escreveu em 20 de outubro daquele ano que “Umas três semanas atrás nos assustaram, jogando pedras pelas janelas, e agora o povo tem medo de vir”, razão pela qual os cultos foram suspensos. Mas ela, mesmo em meio à dor, permaneceu firme naquilo que acreditava ser a vontade do Senhor para Caruaru: “Sinto que dentro em breve nosso Deus há de levantar uma igreja neste lugar; o começo parecia tão perto antes desta confusão” .

O presbítero Manoel Andrade, da Igreja Pernambucana, informou em carta publicada pelo jornal O Cristão em 23 de novembro de 1897 que os responsáveis pelas perseguições ao trabalho de Kingston e Ida eram o médico e o vigário de Caruaru.

Parte da perseguição incluía a difamação dos missionários, atribuindo-lhes a culpa pela morte de quatro mulheres, como consequência dos remédios ministrados por Kingston, e divulgando que seus livros eram envenenados e por isso deveriam ser queimados, além de outras coisas equivalentes. “Também espalharam”, conta Andrade, “que o inglês tinha posto o nome de um doente no livro e que depois o tinha dado a Satanás, lançando o Inimigo esse indivíduo no inferno” .

Em fins de 1897 as perseguições mais abertas cessaram e os cultos foram retomados, voltando a ocorrer duas reuniões aos domingos. Ainda permaneciam animosidades, embora mais discretas, a exemplo de um padre que conseguiu queimar Novos Testamentos de duas famílias.

Nada obstante, o evangelho continuava sendo pregado e ouvido por número significativo de pessoas. Notável é a descrição dos últimos cultos daquele ano, escrita no relatório de dezembro pela senhora Ida: “NO DIA 25... ÀS 17.00 HORAS TIVEMOS UM CULTO. UMAS QUARENTAS PESSOAS COMPARECERAM... No domingo depois do Natal tivemos boas reuniões, com mais pessoas no culto do que antes da perseguição” .





Ary Queiroz Jr. é pastor da 1ª IEC de Caruaru. O texto é adaptado do livro "Caruaru Cem Anos de Luz", do Rev.Marcos Quaresma e da Profa. Dra. Joyce Clayton

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

O Legado de Fátima Quintas: O Tempo, a Cultura e a Escrita - por Marcos Carneiro Xepa

 FELIZ ANIVERSÁRIO! A renomada antropóloga, contista, ensaísta e cronista brasileira. Maria de Fátima de Andrade Quintas, nasceu num período carnavalesco em 28 de fevereiro de 1944, em Recife. Herdou do seu pai, o famoso historiador pernambucano, Amaro Quintas, o hábito de escrever e ler. Formou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco e em pós-graduação em Antropologia Cultural no Instituto de Ciências Sociais e Política Ultramarina, em Lisboa.  Fátima Quintas contribui significativamente para grandeza da literatura e antropologia brasileira. Suas pesquisas em torno das obras de Gilberto Freyre a transformou em uma das mulheres notáveis como pesquisadora e escritora. Em seu pioneirismo acadêmico. Foi a primeira mulher a assumir o cargo de presidente da Academia Pernambucana de Letras de 26 de janeiro de 2012 a 26 de janeiro de 2016, ocupa a cadeira 31 desde 3 de abril de 2003.  Pela sua grandeza literária, destacou-se em várias entrevistas para a m...

Versículos inspiradores

 A vida é cheia de desafios que nos testam a força, a resiliência e a fé. Mas, com a ajuda de Deus, podemos enfrentar esses desafios e sair vitoriosos. "Eu posso todas as coisas em Cristo que me fortalece" (Filipenses 4:13). Essas palavras do apóstolo Paulo nos lembram de que não estamos sozinhos em nossos desafios. Deus está conosco, nos fortalecendo e nos dando a capacidade de superar qualquer obstáculo. Mas, como podemos enfrentar esses desafios? Primeiro, precisamos confiar em Deus e em sua palavra. "Confie no Senhor com todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento" (Provérbios 3:5). Quando confiamos em Deus, podemos ter certeza de que Ele nos guiará e nos dará a sabedoria necessária para tomar as decisões certas. Além disso, precisamos ser perseverantes e não desistir diante das dificuldades. "Sede perseverantes, porque sabeis que a vossa perseverança tem um alvo completo" (Colossenses 4:12). A perseverança é fundamental para superar ...