Pular para o conteúdo principal

Jovens promovem conexão espiritual em faculdades de Caruaru

Mais do que um lugar de aprendizado, a universidade pode ser um ambiente de conexão espiritual. É essa a proposta do Grupo de Conexão, que atua em faculdades de Caruaru, e tem como objetivo apresentar a pessoa de Jesus Cristo como modelo de vida.
Uma das responsáveis pelo grupo é a estudante Evelly Shayene Holanda Lima. Com 20 anos de idade, ela está no 7º período de Odontologia da Asces-Unita. Ela faz parte da Primeira Igreja Batista de Barra de Guabiraba – município que fica a quase 70 quilômetros de Caruaru – e tem o propósito de fazer o bem para outras pessoas, seguindo a mensagem e os exemplos de Jesus.
Nesta entrevista a ConTexto, a jovem relata um pouco das suas experiências com o Grupo de Conexão (GC), e apresenta um alerta: “Sem dúvida, as universidades são um dos lugares onde mais se encontram jovens carentes do amor do Pai”. Confira:



A partilha de experiências é uma característica do GC.


Muitos acreditam que a fé deve ficar de fora do ambiente acadêmico, mas você tem feito das universidades locais onde as pessoas podem compartilhar do aspecto espiritual. Como surgiu esta ideia?
Em Romanos 8:19 fala que a natureza anseia com grande expectativa a manifestação dos filhos de Deus, manifestar o reino de Deus não se trata de uma religião ou algo "segmentado" da nossa vida "secular", é dia a dia. O reino de Deus precisa ser estabelecido em todas as esferas da sociedade, desde a área da saúde, economia, artes, música, cultura e também na educação. Nós aprendemos a usar a geografia onde fomos colocados pra manifestar a glória de Deus e a "ideia" surge justamente no coração de Deus e colocado depois no nosso, foi uma conexão de ideias.


Como funciona o Grupo de Conexão?
O Grupo de Conexão, carinhosamente chamado de "GC" funciona no intuito de "reconectar" os que perderam ou estão perdendo a conexão com o próprio caminho, Jesus. Não fazemos o papel de Jesus, só nos colocamos à disposição pra Ele fazer o que quer fazer através de nós.
No GC participa gente de todas as religiões e ideologias, não restringimos pra nenhum grupo específico, é pregado a pessoa de Jesus e sua palavra, crua, porém simples e genuína. Cantamos louvores, oramos um pelos outros (a conexão no sentido horizontal também é estreitada) e interagimos com quebra-gelos e dinâmicas também.


Quais são os principais empecilhos a serem enfrentados para desenvolver este trabalho?
Graças a Deus, nós não tivemos "empecilhos" em relação a vetar ou atrapalhar a implantação. O GC na nossa universidade (Asces-Unita, Caruaru-Pernambuco), começou com em média 4 pessoas que se reuniam pra falar de Jesus, na proporção que foi crescendo nos direcionamos aos diretores e reitores da universidade pra explicar o que era o GC e pedimos permissão pra continuar com os encontros, graças a Deus tudo aconteceu muito bem.
Se há empecilho, diria que é o que é gerado no nosso coração as vezes, o desânimo, falta de vontade, frieza, falta de ousadia e por querer fazer muitas coisas com nossas próprias mãos, no nosso próprio tempo, mas, o Espírito Santo tem nos ajudado em tudo isso.

Grupo também leva mensagens positivas aos vestibulandos.


Você acha que, ao longo dos anos, a Igreja negligenciou o diálogo com as universidades?
Atualmente a igreja tem negligenciado bastante coisa, graças a Deus que hoje conseguimos avançar em mais alguma coisa, ao menos no âmbito educacional, mas ainda há muita coisa a ser feita. Tudo parte da consciência individual de quem Deus é pra você e quem você é em Deus, daí você entende o porquê veio pra terra, depois disso não se precisa de muito, seja na sua casa, no seu emprego, na sua faculdade ou na rua, você cumpre o IDE, sem precisar ser "missionário" se é que me entendem (risos). Fomos chamados pra ser, o fazer é consequência de quem somos nEle.


Evelyn é uma das responsáveis pelo projeto.

Você já consegue perceber frutos do Grupo de Conexão?
Passamos muito tempo querendo apressar o tempo da colheita até entender (de uma vez por todas) que é tarefa do Espírito Santo convencer. Mas sim, fomos convocados pra gerar frutos, por isso nossa maior preocupação está em permanecer "conectados" na videira e consequentemente os frutos vêm.
Temos relatos de pessoas que pela ação do Espírito Santo através do GC foram impactadas pelo amor de Jesus e vivenciaram experiências incríveis (não falo de emoção, sensação e arrepios) falo de mudança de vida, sem dúvida isso é gratificante. Mas creio que os maiores frutos estão sendo gerados em nós, dia após dia o Espírito Santo tem nos ensinado muito sobre o que é vida de intimidade, devoção, obediência, amor a Deus e ao próximo, amor pela obra, cumprir nosso chamado e levar Jesus aos sedentos (sem dúvida, as universidades são um dos lugares onde mais se encontram jovens carentes do amor do Pai).

Quem quiser conhecer melhor o Grupo, como pode interagir?
Vai ser incrível ter vocês conosco, hoje nos reunimos todas as terças-feiras às 12h30 na capela do Campus ll e todas as quintas-feiras às 20h de frente a capela do Campus ll da faculdade Asces-Unita. Pra honra e glória do nome de Deus, conseguimos expandir pra outra universidade, a Maurício de Nassau e tem sido incrível ver o agir de Deus lá também, eles se reúnem todas as terças-feiras às 19h.
Acompanhem também pelo nosso instagram @gcasces @gcnassau e em breve estaremos em outras universidades.

Adicionar legenda

Comentários

  1. Que Deus os conduza com temor ao Senhor ,Graça e misericórdia, e certamente o mais será acrescentado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

Sustentabilidade, empregabilidade e gamificação são os temas em alta no segundo dia do 21° Congresso Internacional de Inovação na Educação

  O segundo dia (02/10) do 21° Congresso Internacional de Inovação na Educação será marcado por discussões que conectam o presente e o futuro da educação, com foco em temas como sustentabilidade, empregabilidade e gamificação. O evento, promovido pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, acontece entre os dias 1 e 3 de outubro e tem como objetivo fomentar reflexões e práticas inovadoras no ensino. Com uma programação híbrida, realizada presencialmente no Recife Expo Center, no Bairro do Recife, e também transmitida online, o congresso amplia o alcance do debate para educadores, estudantes e profissionais de todas as regiões do país. No auditório principal, a programação tem início às 9h com a palestra "Gamificação e Metodologias Ativas: Como conectar tendências e práticas que engajam de verdade", conduzida pela professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e referência em inovação pedagógica, Auxiliadora Padilha. Na sequência, às 10h, é a vez do cientista da computação...

Residências Multiprofissionais Asces-Unita: solicitação de isenção de inscrição termina neste sábado (04)

  O prazo para solicitar isenção na taxa de inscrição dos Programas de Residências Multiprofissionais da Asces-Unita termina neste sábado, 04/10/2025. Este ano, estão sendo ofertadas 56 vagas, sendo 42 para a área de Atenção Básica/Saúde da Família e 14 para Atenção ao Câncer e Cuidados Paliativos, reforçando a tradição da instituição como referência na formação em saúde. A isenção pode ser solicitada por candidatos que atendam aos critérios estabelecidos em edital, tais como estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), ser membro de família de baixa renda e comprovar hipossuficiência de recursos financeiros. Toda a documentação exigida deve ser anexada exclusivamente em formato PDF, no momento da inscrição, pelo site residenciamult.asces-unita.edu.br. O resultado preliminar dos pedidos de isenção será divulgado na quinta, 16/10. Após essa etapa, os candidatos que não tiverem o benefício concedido deverão efetuar o pagamento da inscrição at...