Pular para o conteúdo principal

“A Igreja é o canal para prevenção das drogas", afirma pastor batista

Completando dez anos de atuação em todo o Brasil, o Projeto Cristolândia é um trabalho desenvolvido pelas igrejas batistas que oferece acompanhamento para frequentadores das cracolândias. Para incrementar este trabalho, as igrejas também estão desenvolvendo o Movimento Viver, no intuito de transformar as comunidades religiosas em ambientes de identificação dos fatores de risco da inserção de crianças, adolescentes e jovens no mundo das drogas.
O município de Caruaru recebeu, no sábado 26, o Seminário Viver, na Comunidade Batista da Graça. O intuito do evento foi capacitar líderes e membros das igrejas a desenvolver atividades que permitem reconhecer os riscos e implementar fatores de proteção, para que os indivíduos não desejem entrar no mundo das drogas.
Um dos palestrantes do seminário foi o pastor Gildo Freitas, que também é coordenador da Cristolândia em Recife. Nesta entrevista exclusiva concedida a ConTexto, ele conta um pouco sobre o projeto e incentiva a colaboração das igrejas e da sociedade como um todo. Confira:



A Cristolândia realiza um trabalho quando o indivíduo já é dependente químico. Qual é a diferença para o trabalho realizado no Seminário Viver?
O Seminário Viver é um trabalho realizado na prevenção. A Cristolândia está completando 10 anos em 2019, cujo projeto existe em oito estados do Brasil, onde trabalhamos com o indivíduo que já está utilizando drogas. Desenvolvemos o Movimento Viver – Movimento nacional de prevenção ao uso de drogas – para levar à igreja a informação de como identificar e trabalhar na prevenção. Junto de todo o cenário que trabalhamos, identificamos que cerca de 80% dos jovens que estão nas Cristolândias já passaram por uma comunidade cristã – ou seja, já foram cristãos ou alguém da família está num ambiente cristão. Então, a igreja é o canal de alcançar essas pessoas e trabalhar na prevenção, identificando os fatores de risco para jovens, crianças e adolescentes.

Para isso, a igreja, enquanto comunidade terapêutica, não deve olhar apenas para o aspecto espiritual das pessoas no ambiente em que está inserida, mas também para o aspecto integral?
Integral e, acima de tudo, espiritual, porque há também uma batalha espiritual por trás das drogas. A igreja tem tanto a responsabilidade espiritual quanto a responsabilidade social, de estar inserida na comunidade capacitada para trabalhar com este segmento, que até hoje não era entendido como um segmento que precisava ser alcançado e estava à margem da sociedade.

Há alguns anos, foi debatido no ambiente evangélico – principalmente entre os batistas – a necessidade de trazer a Cristolândia para Caruaru, mas não houve avanços neste sentido. Então, de que forma o município de Caruaru insere-se no projeto Viver?
Para nós, Caruaru é uma grande cidade, com referência cultural e educacional, que tem crescido cada vez mais. São quase 400 mil habitantes. Além disso, Caruaru tem uma importância regional, pois vários municípios do entorno dependem de Caruaru. Trazer este seminário para a cidade de Caruaru, onde tem muitas igrejas parceiras do Projeto Cristolândia, é muito importante. Temos, sim, o sonho de trazer uma unidade do Projeto Cristolândia para Caruaru, no intuito de atender ao Agreste, mas isso tem sido trabalhado com muito planejamento e oração, pois os custos de manutenção de um projeto assim são muito elevados. O Seminário, desta forma, nos ajuda, primeiramente por causa da visibilidade. Igrejas que não conheciam o projeto passarão a conhecê-lo e integrar-se nesse processo de prevenção ao uso das drogas.

O Seminário Viver é realizado apenas em igrejas batistas?
Esse é um projeto que não pertence exclusivamente à Igreja Batista, mas pertence às demais igrejas e à sociedade como um todo. Qualquer igreja que queira receber o treinamento pode entrar em contato conosco, que nós oferecemos a capacitação, trazendo para a igreja a orientação de como identificar os fatores de risco e como implementar fatores de proteção. O telefone para contato é (81) 9.9586.7204 como também através da página da Cristolândia, na fanpage Cristolândia PE ou no instagram @CristolândiaPE.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

O Legado de Fátima Quintas: O Tempo, a Cultura e a Escrita - por Marcos Carneiro Xepa

 FELIZ ANIVERSÁRIO! A renomada antropóloga, contista, ensaísta e cronista brasileira. Maria de Fátima de Andrade Quintas, nasceu num período carnavalesco em 28 de fevereiro de 1944, em Recife. Herdou do seu pai, o famoso historiador pernambucano, Amaro Quintas, o hábito de escrever e ler. Formou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco e em pós-graduação em Antropologia Cultural no Instituto de Ciências Sociais e Política Ultramarina, em Lisboa.  Fátima Quintas contribui significativamente para grandeza da literatura e antropologia brasileira. Suas pesquisas em torno das obras de Gilberto Freyre a transformou em uma das mulheres notáveis como pesquisadora e escritora. Em seu pioneirismo acadêmico. Foi a primeira mulher a assumir o cargo de presidente da Academia Pernambucana de Letras de 26 de janeiro de 2012 a 26 de janeiro de 2016, ocupa a cadeira 31 desde 3 de abril de 2003.  Pela sua grandeza literária, destacou-se em várias entrevistas para a m...

Versículos inspiradores

 A vida é cheia de desafios que nos testam a força, a resiliência e a fé. Mas, com a ajuda de Deus, podemos enfrentar esses desafios e sair vitoriosos. "Eu posso todas as coisas em Cristo que me fortalece" (Filipenses 4:13). Essas palavras do apóstolo Paulo nos lembram de que não estamos sozinhos em nossos desafios. Deus está conosco, nos fortalecendo e nos dando a capacidade de superar qualquer obstáculo. Mas, como podemos enfrentar esses desafios? Primeiro, precisamos confiar em Deus e em sua palavra. "Confie no Senhor com todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento" (Provérbios 3:5). Quando confiamos em Deus, podemos ter certeza de que Ele nos guiará e nos dará a sabedoria necessária para tomar as decisões certas. Além disso, precisamos ser perseverantes e não desistir diante das dificuldades. "Sede perseverantes, porque sabeis que a vossa perseverança tem um alvo completo" (Colossenses 4:12). A perseverança é fundamental para superar ...