Pular para o conteúdo principal

Artigo | O futuro do Polo de Confecções do Agreste - por Jorge Xavier


Sou natural do Agreste pernambucano e defensor do Polo de Confecções do Agreste. Cresci às margens da BR 104, vendo o desenvolvimento desse Polo, inicialmente Santa Cruz, Toritama e Caruaru e depois as mais de 30 cidades que hoje produzem moda na região. E nesses meus 44 anos, dediquei pelo menos 20 anos ao segmento têxtil e vi muita coisa acontecer por aqui, vi grandes empresas quebrarem, vi pessoas que passavam fome e hoje estão ricas, vi empresas de mais de 40 anos que hoje não existem mais (Triste), mas sobretudo vi crescer uma terra de oportunidades, aqui é lugar de oportunidades, só não trabalha quem não quer. Mas ultimamente esse Polo tem sofrido bastante, antes tínhamos pelo menos 4 meses bons de vendas: Maio e junho, novembro e dezembro, hoje se resume apenas a 2 semanas em junho e 2 em dezembro. Recentemente tive a informação que tem lojistas no Parque 18 de Maio fechando as portas e isso é ruim.

Essa região ainda é o motor da economia desse estado. Mas o que fazer? De quem é a culpa? Dos governantes? Dos empresários? Acredito que um pouco de cada. Acredito que algumas medidas precisam ser tomadas, por parte de todos, pois se não dermos as mãos e levantarmos a cabeça a situação ficará cada vez pior.

Acredito que o investimento em tecnologia é uma das saídas, afinal estamos na era da indústria 4.0 onde o domínio tecnológico se faz presente: A inteligência artificial, a análise de dados, os Chat bots (Robôs virtuais), podem e devem ser utilizados para alavancar as vendas também no seguimento de moda, sei que algumas empresas da região já começaram a utilizar algumas ferramentas, mas de forma ainda muito tímida, é preciso uma imersão nesse mundo virtual que tem se tornado cada vez mais real.

Acredito que uma outra saída é o incentivo a criação de cooperativas, pois leva desenvolvimento econômico para as cidades, pulveriza e diversifica cada vez mais a produção, a geração de emprego e distribuição de renda, com o cooperativismo você consegue baratear os custos de produção, consequentemente se torna mais competitivo, para isso o governo precisa desburocratizar a legislação. Conheço cidades pequenas que implantaram o sistema de cooperativas e estão muito bem, produzindo,  gerando emprego e renda a baixo custo.

Os governantes de uma forma geral precisam voltar os olhos para essa região, aqui, crescemos sem qualquer incentivo ou ajuda governamental, o único olhar que eles tinham era o de cobrar altos impostos e sufocar o pequeno empreendedor. É preciso investir e entender a força que tem essa região, precisamos de representantes sérios que sejam realmente comprometidos com essa causa, o que vemos nas cidades da região é apenas um revezamento de famílias que se perpetuam no poder e nunca sequer olharam para esse setor com os olhos de quem verdadeiramente coloca a mão na massa ou no pano. Mas não percamos a esperança, ainda existem alguns remanescentes que querem mudar a realidade dessa região.

Não me coloco aqui como dono da verdade, mas aberto a debater no campo das ideias sobre essa importante matriz econômica, que é o POLO DE CONFECÇÕES DO AGRESTE.




Jorge Xavier é empresário

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

O Legado de Fátima Quintas: O Tempo, a Cultura e a Escrita - por Marcos Carneiro Xepa

 FELIZ ANIVERSÁRIO! A renomada antropóloga, contista, ensaísta e cronista brasileira. Maria de Fátima de Andrade Quintas, nasceu num período carnavalesco em 28 de fevereiro de 1944, em Recife. Herdou do seu pai, o famoso historiador pernambucano, Amaro Quintas, o hábito de escrever e ler. Formou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco e em pós-graduação em Antropologia Cultural no Instituto de Ciências Sociais e Política Ultramarina, em Lisboa.  Fátima Quintas contribui significativamente para grandeza da literatura e antropologia brasileira. Suas pesquisas em torno das obras de Gilberto Freyre a transformou em uma das mulheres notáveis como pesquisadora e escritora. Em seu pioneirismo acadêmico. Foi a primeira mulher a assumir o cargo de presidente da Academia Pernambucana de Letras de 26 de janeiro de 2012 a 26 de janeiro de 2016, ocupa a cadeira 31 desde 3 de abril de 2003.  Pela sua grandeza literária, destacou-se em várias entrevistas para a m...

Versículos inspiradores

 A vida é cheia de desafios que nos testam a força, a resiliência e a fé. Mas, com a ajuda de Deus, podemos enfrentar esses desafios e sair vitoriosos. "Eu posso todas as coisas em Cristo que me fortalece" (Filipenses 4:13). Essas palavras do apóstolo Paulo nos lembram de que não estamos sozinhos em nossos desafios. Deus está conosco, nos fortalecendo e nos dando a capacidade de superar qualquer obstáculo. Mas, como podemos enfrentar esses desafios? Primeiro, precisamos confiar em Deus e em sua palavra. "Confie no Senhor com todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento" (Provérbios 3:5). Quando confiamos em Deus, podemos ter certeza de que Ele nos guiará e nos dará a sabedoria necessária para tomar as decisões certas. Além disso, precisamos ser perseverantes e não desistir diante das dificuldades. "Sede perseverantes, porque sabeis que a vossa perseverança tem um alvo completo" (Colossenses 4:12). A perseverança é fundamental para superar ...