Pular para o conteúdo principal

Artigo | Intolerância religiosa no Festival Lula-Livre – por Nayara Sousa

O festival Lula-Livre, ocorrido no último domingo, movimentou o estado em diferentes aspectos. Entre eles, um fato ganhou bastante repercussão, inclusive na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Em meio as falas calorosas do evento, a da líder religiosa Beth Oxum, que é mãe de santo, promoveu bastante indignação entre outros segmentos religiosos. Beth utilizou termos pejorativos contra pastores e de uma forma geral mandou os mesmo “se fod...” assim como declamou que está na hora do “pau cantar”.



Com uma fala infeliz, a líder demonstrou um pleno descontrole e intolerância religiosa. Além de aproveitar o espaço para também com termos pejorativos, ofender o presidente da república. Indiferente de aprovação ou não da gestão atual do presidente, o respeito a toda e qualquer pessoa, deverá ser sempre primazia.

O pronunciamento motivou posicionamentos entre os deputados estaduais. O deputado Joel da Harpa (PP) apresentou à Casa Legislativa Voto de Protesto contra o discurso da líder religiosa, além de pedir uma retratação pública. Já a deputada Clarissa Tércio destacou: “Eu, como cristã, filha e esposa de pastores, me senti muito ofendida com as palavras dessa senhora”. Doriel Barros, presidente do PT em Pernambuco informou que o partido não compartilha de nenhum tipo de ataque, destacando que se houve uma fala assim, foi um erro.

O pastor Jairinho  protocolou uma ação no Ministério Público Federal, ontem, contra a Mãe de Santo Beth de Oxum. Segundo ele, as palavras dirigidas no Festival Lula-Livre pela líder “incitaram a intolerância religiosa”.

Em tempos onde a convivência social tem sido um desafio, e rotineiramente se fala em combater todo tipo de intolerância, inclusive a religiosa, a líder contribuiu em sua fala para propagação do ódio e segregação entre as pessoas. Precisamos lembrar que intolerância religiosa não é apenas quando um cristão ofende outro seguimento religioso.
Intolerância religiosa é caracterizada quando qualquer pessoa é incapaz de respeitar e reconhecer as diferenças de crenças de terceiros. Uma retratação pública diante dos fatos seria o mínimo esperado de uma pessoa que se coloca como líder religioso (seja qual for a religião).

Mais empatia, por favor! O mundo já tem ódio demais.




Nayara Sousa é enfermeira, pedagoga e professora universitária



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

O Legado de Fátima Quintas: O Tempo, a Cultura e a Escrita - por Marcos Carneiro Xepa

 FELIZ ANIVERSÁRIO! A renomada antropóloga, contista, ensaísta e cronista brasileira. Maria de Fátima de Andrade Quintas, nasceu num período carnavalesco em 28 de fevereiro de 1944, em Recife. Herdou do seu pai, o famoso historiador pernambucano, Amaro Quintas, o hábito de escrever e ler. Formou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco e em pós-graduação em Antropologia Cultural no Instituto de Ciências Sociais e Política Ultramarina, em Lisboa.  Fátima Quintas contribui significativamente para grandeza da literatura e antropologia brasileira. Suas pesquisas em torno das obras de Gilberto Freyre a transformou em uma das mulheres notáveis como pesquisadora e escritora. Em seu pioneirismo acadêmico. Foi a primeira mulher a assumir o cargo de presidente da Academia Pernambucana de Letras de 26 de janeiro de 2012 a 26 de janeiro de 2016, ocupa a cadeira 31 desde 3 de abril de 2003.  Pela sua grandeza literária, destacou-se em várias entrevistas para a m...

Versículos inspiradores

 A vida é cheia de desafios que nos testam a força, a resiliência e a fé. Mas, com a ajuda de Deus, podemos enfrentar esses desafios e sair vitoriosos. "Eu posso todas as coisas em Cristo que me fortalece" (Filipenses 4:13). Essas palavras do apóstolo Paulo nos lembram de que não estamos sozinhos em nossos desafios. Deus está conosco, nos fortalecendo e nos dando a capacidade de superar qualquer obstáculo. Mas, como podemos enfrentar esses desafios? Primeiro, precisamos confiar em Deus e em sua palavra. "Confie no Senhor com todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento" (Provérbios 3:5). Quando confiamos em Deus, podemos ter certeza de que Ele nos guiará e nos dará a sabedoria necessária para tomar as decisões certas. Além disso, precisamos ser perseverantes e não desistir diante das dificuldades. "Sede perseverantes, porque sabeis que a vossa perseverança tem um alvo completo" (Colossenses 4:12). A perseverança é fundamental para superar ...