Pular para o conteúdo principal

O Direito Animal e o reconhecimento da senciência dos animais não humanos – por Anderson Correia


O direito animal na prática forense - o direito animal é um novo campo do direito, separado do direito ambiental, porque aqui, os animais importam quanto indivíduos, seres SENCIENTES, portadores de dignidade própria.

E toda dignidade tem que ser protegida por um catálogo mínimo de direitos fundamentais. Essa conclusão, é oriunda do nosso texto constitucional, art.225, parágrafo 1°, VII, é a constituição que nos permite dizer que os animais são capazes de sentir dor e que nós, nos preocupamos com eles.

Esse reconhecimento da DIGNIDADE ANIMAL já foi discutido no Supremo Tribunal Federal, com a ADIn da Vaquejada, 4983. Nessa discussão, o Ministro Luiz Roberto Barroso afirmou que “o sofrimento dos animais importam por si só”. A ministra Rosa Weber afirmou que “os animais têm uma dignidade própria”. Isso não é mais apenas uma elucubração doutrinária de juristas, de pessoas bem intencionadas.

A regra da proibição da crueldade incluída na constituição (art.225, parágrafo 1°, VII), já deu base para que o Supremo Tribunal Federal - STF proibisse várias práticas consideradas cruéis. Nos anos 90, a farra do boi foi proibida com base nesse artigo. O STF disse que a farra do boi é intrinsicamente cruel, que portanto, é inconstitucional. Da mesma forma, as rinhas de galo foram alvo de várias ações diretas de inconstitucionalidade e o STF entendeu que rinhas de galo violam a constituição e devem ser proibidas.

O precedente da ADIn 4983 precisa ser lido. Esse acórdão do supremo traz as balizas do direito animal, a consolidação desses direitos estão nessa decisão.

A partir da Declaração de Cambridge, da ciência, que nós constatamos que os animais não são máquinas, os animais são portadores de consciência e da capacidade de sofrer e de sentir.

Por fim, a senciência foi reconhecida implicitamente pela nossa constituição, no momento em que ela institui a proibição da crueldade. Nós temos que reconhecer que os animais não humanos têm dignidade própria, a dignidade animal. Não é possível mais tratar os animais como se fossem coisas. Os animais são sujeitos de direitos fundamentais.



Anderson Correia de Oliveira é jornalista, advogado animalista em Caruaru e pós graduando em administração pública e direito legislativo pela UPE.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

Versículos inspiradores

 A vida é cheia de desafios que nos testam a força, a resiliência e a fé. Mas, com a ajuda de Deus, podemos enfrentar esses desafios e sair vitoriosos. "Eu posso todas as coisas em Cristo que me fortalece" (Filipenses 4:13). Essas palavras do apóstolo Paulo nos lembram de que não estamos sozinhos em nossos desafios. Deus está conosco, nos fortalecendo e nos dando a capacidade de superar qualquer obstáculo. Mas, como podemos enfrentar esses desafios? Primeiro, precisamos confiar em Deus e em sua palavra. "Confie no Senhor com todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento" (Provérbios 3:5). Quando confiamos em Deus, podemos ter certeza de que Ele nos guiará e nos dará a sabedoria necessária para tomar as decisões certas. Além disso, precisamos ser perseverantes e não desistir diante das dificuldades. "Sede perseverantes, porque sabeis que a vossa perseverança tem um alvo completo" (Colossenses 4:12). A perseverança é fundamental para superar ...

Jovens Batistas de Caruaru-PE se reúnem e celebram a unidade cristã

  Buscar a unidade da Igreja. Esse é um dos propósitos visíveis da programação do mês da Juventude Batista no município de Caruaru-PE. Ao contrário do que ocorreu em anos anteriores, nos quais cada igreja local elaborou um calendário próprio de atividades, neste ano as Juventudes se uniram e formaram um grande grupo, que percorrerá as diversas igrejas da denominação que estão situadas na cidade. A programação segue o mote do Mês da Juventude da Convenção Batista Brasileira: “O extraordinário em nós”. Porém, a magnitude da proposta extravasará o mês de agosto e seguirá até novembro, podendo gerar impactos positivos a serem vistos a longo prazo. O ‘ponto de partida’ da agenda ocorreu no sábado (02/08), na Igreja Batista Emanuel em Caruaru (Ibec). O templo tornou-se pequeno para comportar mais de 100 jovens, que se fizeram presentes no local com o intuito de louvar e exaltar ao Senhor Deus, bem como para refletir sobre a graça divina, que se manifesta em cada detalhe da vida. O c...