Pular para o conteúdo principal

Virólogo que ganhou prêmio Nobel por descobrir o HIV assegurou que o novo coronavírus foi criado em laboratório


O virólogo francés Luc Montagnier, ganador do Prêmio Nobel pelo seu trabalho sobre o HIV e figura controvertida na comunidade científica, assegurou que o vírus que causa a covid-19 foi criado em um laboratório insertando em um coronavírus genes do vírus da aids.

“Chegamos à conclusão de que este vírus foi criado”, disse o cientista ganhador do Prêmio Nobel de Medicina em 2008 por sua participação na pesquisa que descobriu o vírus HIV, em uma entrevista ao canal francês CNews.

De acordo com Montagnier, “biólogos moleculares” insertaram sequências de DNA de HIV em um coronavírus, como parte de um trabalho para encontrar uma vacina contra a aids.

“Tem acontecido uma manipulação do vírus: ao menos de uma parte, não a totalidade. Há um modelo, que é o vírus clássico, que provém principalmente dos morcegos, porém acrescentaram sequências de HIV”, disse.

Luc Montagnier.
Foto: Stephane de Sakutin/AFP


“De qualquer modo, não é natural”, continuou o cientista. “Este é o trabalho de profissionais, de biólogos moleculares. Um trabalho muito meticuloso. Com qual objetivo? Não sei. Uma hipótese é que queriam criar uma vacina contra a aids”, disse.

Para dar respaldo à sua teoría, Montagnier citou o estudo de um grupo de investigadores do Instituto Indio de Tecnologia de Nova Delhi, sobre semelhanças entre as sequências de aminoácidos de uma proteína de SARS-CoV-2 e do HIV-1. O estudo foi publicado em um site onde os cientistas compartilham análises em curso, mas foi, posteriormente, retirado pelos autores.

Montagnier também predisse o iminente desaparecimento do vírus, devido à suposta origem artificial, que estaria debilitando-o.

“Alguém pode fazer qualquer coisa com a natureza, porém se você faz uma construção artificial, é pouco provável que esta sobreviva, pois a natureza ama as coisas harmoniosas. O que é alheio, como um vírus que vem de outro vírus, por exemplo, não é bem tolerado”, assegurou. Para o cientista, as partes do vírus em que houve inserção de HIV estão mudando rapidamente, provocando sua autodestruição.

“Então, o que vemos é que no Oeste dos Estados Unidos, em Seattle, as sequências estão destruídas, praticamente inexistentes. Então se o poder patogênico do coronavírus está ligado à inserção destas sequências, podemos pensar que vai desaparecer”, disse.


Comunidade científica questiona as teorias de Montagnier
Não é a primeira vez que Montagnier causa um certo ‘alvoroço’ na comunidade científica. Isto tem acontecido desde 2010, quando o virólogo começou a difundir uma série de teorias questionadas pelos colegas, como a suposta origem microbiana do autismo, e lançou uma cruzada contra as vacinas (o que, em 2017, resultou em uma petição firmada por centenas de médicos, que qualificaram suas declarações como ‘perigosas’).


Confira o vídeo (em francês):




Informações: Infobae

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

O Legado de Fátima Quintas: O Tempo, a Cultura e a Escrita - por Marcos Carneiro Xepa

 FELIZ ANIVERSÁRIO! A renomada antropóloga, contista, ensaísta e cronista brasileira. Maria de Fátima de Andrade Quintas, nasceu num período carnavalesco em 28 de fevereiro de 1944, em Recife. Herdou do seu pai, o famoso historiador pernambucano, Amaro Quintas, o hábito de escrever e ler. Formou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco e em pós-graduação em Antropologia Cultural no Instituto de Ciências Sociais e Política Ultramarina, em Lisboa.  Fátima Quintas contribui significativamente para grandeza da literatura e antropologia brasileira. Suas pesquisas em torno das obras de Gilberto Freyre a transformou em uma das mulheres notáveis como pesquisadora e escritora. Em seu pioneirismo acadêmico. Foi a primeira mulher a assumir o cargo de presidente da Academia Pernambucana de Letras de 26 de janeiro de 2012 a 26 de janeiro de 2016, ocupa a cadeira 31 desde 3 de abril de 2003.  Pela sua grandeza literária, destacou-se em várias entrevistas para a m...

Versículos inspiradores

 A vida é cheia de desafios que nos testam a força, a resiliência e a fé. Mas, com a ajuda de Deus, podemos enfrentar esses desafios e sair vitoriosos. "Eu posso todas as coisas em Cristo que me fortalece" (Filipenses 4:13). Essas palavras do apóstolo Paulo nos lembram de que não estamos sozinhos em nossos desafios. Deus está conosco, nos fortalecendo e nos dando a capacidade de superar qualquer obstáculo. Mas, como podemos enfrentar esses desafios? Primeiro, precisamos confiar em Deus e em sua palavra. "Confie no Senhor com todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento" (Provérbios 3:5). Quando confiamos em Deus, podemos ter certeza de que Ele nos guiará e nos dará a sabedoria necessária para tomar as decisões certas. Além disso, precisamos ser perseverantes e não desistir diante das dificuldades. "Sede perseverantes, porque sabeis que a vossa perseverança tem um alvo completo" (Colossenses 4:12). A perseverança é fundamental para superar ...