Pular para o conteúdo principal

100 dias - por Carlos Bregantim

Nunca vivi 100 dias exclusivamente dentro de casa, nunca mesmo, na minha vida toda.

100 dias com a Lau aqui em casa, algo absolutamente inédito, pois, embora casados há 42 anos, nunca tão juntos num período longo como este.

100 dias sem ver minha mãe e meu único irmão vivo hoje.

100 dias nos quais só vi meus filhos, Carol e Filipe, minha nora Mayte e meu neto, Arthur, de longe três ou quatro vezes, sem nos tocar, o que pra nós, é um prejuízo incalculável.

100 dias sem ver e quase sem conversar com familiares.

100 dias sem ver amigos com os quais semanalmente nos encontrávamos pra um Café & Prosa.

100 dias sem encontros presenciais com tantos queridos e queridas cujas vidas me são caras, gente de todos os lugares, gente diferente, gente boa, gente linda, gente...

100 dias sem ver e conversar com balconistas e meus amigos das padarias, bares e lugares públicos onde encontro pessoas, sim, pessoas, combustível pra minha vida.

100 dias de saudades de gente.

100 dias sem abraços.

100 dias sem prosas longas.

100 dias sem caminhar livre, seguro, saudável, em silêncio, orando, falando comigo mesmo, contemplando tudo que vejo pela frente, no entorno, ouvindo sons, saboreando o ar livre.

100 dias de BENDITA HORA DE ORAÇÃO que é minha principal e mais significativa reunião que faço nas redes sociais, é, 100 noites que, às 21h30, reuno-me com todos que aparecem pra orarmos juntos.

100 dias cumprindo uma agenda virtual e buscando fazer dos encontros virtuais, encontros com significados, carregados de afeto, ternura, amor e sincero desejo de servir, mesmo virtualmente.

100 dias que estão cravando no meu coração, na minha alma, no meu espírito e até no meu corpo marcas que jamais esquecerei e de mim jamais sairão.

100 dias ainda inexplicáveis.

100 dias tentando responder o que virá.

100 dias de choro, sim, choros diários a cada noticia de morte.

100 dias tentando reagir aos ciclos de ódio, violência, preconceitos e exclusão numa sociedade que vive sendo incentivada a se desumanizar.

100 dias de desinformações, desencontros, negacionismos em todas as esferas da vida.

100 dias aguardando o surgimento de uma combinação medicamentosa que cure e a descoberta de uma vacina que previne.

100 dias de luto.

100 dias.

Que o Senhor nos leve para o outro lado deste vale da sombra da morte e que a bondade e a misericórdia nos encontre a todos.

Agora com Carlos Bregantim. - Caminho da Graça - Estação Rio Preto ...

Carlos Bregantim é escritor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

O Legado de Fátima Quintas: O Tempo, a Cultura e a Escrita - por Marcos Carneiro Xepa

 FELIZ ANIVERSÁRIO! A renomada antropóloga, contista, ensaísta e cronista brasileira. Maria de Fátima de Andrade Quintas, nasceu num período carnavalesco em 28 de fevereiro de 1944, em Recife. Herdou do seu pai, o famoso historiador pernambucano, Amaro Quintas, o hábito de escrever e ler. Formou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco e em pós-graduação em Antropologia Cultural no Instituto de Ciências Sociais e Política Ultramarina, em Lisboa.  Fátima Quintas contribui significativamente para grandeza da literatura e antropologia brasileira. Suas pesquisas em torno das obras de Gilberto Freyre a transformou em uma das mulheres notáveis como pesquisadora e escritora. Em seu pioneirismo acadêmico. Foi a primeira mulher a assumir o cargo de presidente da Academia Pernambucana de Letras de 26 de janeiro de 2012 a 26 de janeiro de 2016, ocupa a cadeira 31 desde 3 de abril de 2003.  Pela sua grandeza literária, destacou-se em várias entrevistas para a m...

Versículos inspiradores

 A vida é cheia de desafios que nos testam a força, a resiliência e a fé. Mas, com a ajuda de Deus, podemos enfrentar esses desafios e sair vitoriosos. "Eu posso todas as coisas em Cristo que me fortalece" (Filipenses 4:13). Essas palavras do apóstolo Paulo nos lembram de que não estamos sozinhos em nossos desafios. Deus está conosco, nos fortalecendo e nos dando a capacidade de superar qualquer obstáculo. Mas, como podemos enfrentar esses desafios? Primeiro, precisamos confiar em Deus e em sua palavra. "Confie no Senhor com todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento" (Provérbios 3:5). Quando confiamos em Deus, podemos ter certeza de que Ele nos guiará e nos dará a sabedoria necessária para tomar as decisões certas. Além disso, precisamos ser perseverantes e não desistir diante das dificuldades. "Sede perseverantes, porque sabeis que a vossa perseverança tem um alvo completo" (Colossenses 4:12). A perseverança é fundamental para superar ...