Pular para o conteúdo principal

Pastores políticos e Abraham Kuyper - por Francisco L. Schalkwijk

 Foi exatamente há cem anos que faleceu o grande estadista holandês Abraham Kuyper (1837-1920). Recentemente uma palestra famosa dele foi publicada também no Brasil, O Problema da Pobreza: A questão social e a religião cristã (Thomas Nelson, 2020). E posso acrescentar com gratidão que foi a nossa filha Minka que fez a tradução do holandês arcaico. A palestra foi proferida no Primeiro Congresso Social Cristão em Amsterdam (1891).

 

O preletor, Kuyper, tinha sido pastor na mesma cidade e era pastor ainda no seu coração. Vendo as multidões de trabalhadores empobrecidos, ele tinha entrado na política, mas a lei na Holanda proibia combinar os dois ofícios, político e pastor. Nesta altura da sua vida com 54 anos de idade, Kuyper, pai de oito filhos, já tinha fundado um diário, pois era um pastor-jornalista como o rev. Elben César. E como politico, Kuyper já tinha sido membro do Congresso holandês, tinha organizado um partido politico cristão, fundado uma universidade reformada e passado pelo vexame de um conflito eclesiástico que levaria à organização das Igrejas Reformadas na Holanda.1 Apesar dos seus problemas físicos, ele continuava lutando para concretizar o que ele viu como a tarefa cristã por excelência. E muitos se lembram daquela frase característica que resumia a cosmovisão desse incansável servo do Senhor: “Não há nenhum centímetro quadrado sobre o qual o Cristo não diz: É Meu!”. E é isso que Kuyper queria concretizar na prática da vida: não somente ortodoxia, mas também ortopraxia, em todas as áreas da vida. Por isso também seu esforço político de realizar isto na sociedade. 
 
A situação econômica e social na Holanda era de grandes diferenças sociais e econômicas. E as tensões na sociedade aumentavam, os liberais lutavam para não perder seus privilégios, o marxismo se espalhava e o papa Leão XIII tinha publicado sua encíclica Rerum Novarum. Foi nesse Congresso Social que Kuyper conclamou seus correligionários a se dedicar mais a essa tarefa árdua e urgente de fortalecer a população mais sofrida da Holanda. Dois anos depois do congresso, ele serviria por quatro anos como ministro-presidente do seu país. Mas o tempo estava se esgotando para ele. Um ano antes da sua morte ele terminou seu trabalho como redator-chefe do seu diário querido e dois meses antes de ser promovido para glória encerrou sua vida como político. 
 
Escrevo isto pensando na próxima eleição. Como esse homem “de dez cabeças e cem braços” dedicou tudo para a glória de Deus! E ficou fiel até o fim. Cristão reformado convencido, de coração pastoral, com uma visão de estadista. Caro irmão colega pastor que se sente vocacionado para o campo político, será que seria melhor abdicar oficialmente do seu ofício eclesiástico sem perder aquela visão das multidões sofredoras que comoveu seu coração para entrar na política? Ou será que entrou somente para ganhar mais glória e uma oportunidade de angariar fundos para si mesmo? Oh, como o nome do nosso Senhor Jesus Cristo tem sido blasfemado por causa de políticos que se dizem evangélicos... pior até, pastores! Mas sendo fiéis, como podem ser uma bênção!

Nota
1. O diário De Standaard (O Estandarte, 1872); membro do Parlamento (1874-’77); o partido ARP, Anti-Revolutionaire Partij (Partido Anti-Revolucionário, 1879); a VU, Vrije Universiteit (Universidade Livre, 1880); a denominação GKN (Gereformeerde Kerken in Nederland, Igrejas Reformadas nos Países Baixos, 1892). 

Fonte: Ultimato

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

O Legado de Fátima Quintas: O Tempo, a Cultura e a Escrita - por Marcos Carneiro Xepa

 FELIZ ANIVERSÁRIO! A renomada antropóloga, contista, ensaísta e cronista brasileira. Maria de Fátima de Andrade Quintas, nasceu num período carnavalesco em 28 de fevereiro de 1944, em Recife. Herdou do seu pai, o famoso historiador pernambucano, Amaro Quintas, o hábito de escrever e ler. Formou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco e em pós-graduação em Antropologia Cultural no Instituto de Ciências Sociais e Política Ultramarina, em Lisboa.  Fátima Quintas contribui significativamente para grandeza da literatura e antropologia brasileira. Suas pesquisas em torno das obras de Gilberto Freyre a transformou em uma das mulheres notáveis como pesquisadora e escritora. Em seu pioneirismo acadêmico. Foi a primeira mulher a assumir o cargo de presidente da Academia Pernambucana de Letras de 26 de janeiro de 2012 a 26 de janeiro de 2016, ocupa a cadeira 31 desde 3 de abril de 2003.  Pela sua grandeza literária, destacou-se em várias entrevistas para a m...

Versículos inspiradores

 A vida é cheia de desafios que nos testam a força, a resiliência e a fé. Mas, com a ajuda de Deus, podemos enfrentar esses desafios e sair vitoriosos. "Eu posso todas as coisas em Cristo que me fortalece" (Filipenses 4:13). Essas palavras do apóstolo Paulo nos lembram de que não estamos sozinhos em nossos desafios. Deus está conosco, nos fortalecendo e nos dando a capacidade de superar qualquer obstáculo. Mas, como podemos enfrentar esses desafios? Primeiro, precisamos confiar em Deus e em sua palavra. "Confie no Senhor com todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento" (Provérbios 3:5). Quando confiamos em Deus, podemos ter certeza de que Ele nos guiará e nos dará a sabedoria necessária para tomar as decisões certas. Além disso, precisamos ser perseverantes e não desistir diante das dificuldades. "Sede perseverantes, porque sabeis que a vossa perseverança tem um alvo completo" (Colossenses 4:12). A perseverança é fundamental para superar ...