Pular para o conteúdo principal

O dominó de Paulo

 Se, com o dedo ou por meio de um solavanco qualquer, de propósito ou por descuido, derrubarmos a pedra da frente de uma ou mais carreiras de dominós, esta fará cair a peça imediata e as seguintes. Haverá uma espécie de reação em cadeia. Rapidamente, uma após outra, todas as pedras estarão por terra.

O apóstolo Paulo coloca os mais importantes temas da teologia cristã dentro desse curioso fenômeno.

 

I.

É assim que ele explica a queda da raça humana. Adão era a pedra da frente, a primeira peça do dominó. Todos nós estávamos atrás dele. De sua permanência. Mas o primeiro homem caiu e por ele “entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte” (Rm 5.12). A carreira era comprida demais e até hoje a reação em cadeia não acabou. Essa é a maior tragédia de todos os tempos e a única explicação para os problemas do mal. Ninguém consegue parar essa sucessão de dominós em queda, deitando-se um sobre o outro. Daí dizer Paulo que “pela ofensa de um só” (5.15, 16, 17 e 18) ou “pela desobediência de um só homem” (5.19) “veio o juízo sobre todos os homens para condenação” (5.18).

 

II.

Mas, graças a Deus, é assim também que Paulo explica a salvação e o levantamento do homem em Cristo. Na sua graça e misericórdia, Deus cria mais uma fileira e abre tantas vagas quanto necessárias e coloca na frente aquele que é curiosamente chamado de segundo Adão (ou “o último Adão”, em 1 Coríntios 15.45), a primeira pedra, o Senhor e Salvador Jesus Cristo. Ele foi tentado à nossa semelhança, mas não se tornou semelhante a Adão em sua queda. Porque não transformou pedras em pão, não se atirou de cima do pináculo do templo, não se encurvou perante Satanás, não deixou de beber o cálice da morte, não desceu da cruz nem foi contido pelos grilhões da morte. Há segurança total, absoluta e eterna para quem se coloca atrás dessa “pedra que vive” (1Pe 2.4) e não cai, em hipótese alguma, embora seja rejeitada por muitos construtores desde os tempos apostólicos (At 4.11). “Por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida” (Rm 5.20).

 

III.

O grande teólogo do cristianismo usa a ilustração do dominó em outra passagem das Escrituras. Preocupado com alguns membros da igreja de Corinto que não acreditavam na ressurreição dos mortos, Paulo demonstra que essa doutrina tem a proteção da ressurreição de Cristo e negá-la seria negar também a ressurreição de Jesus. Em outras palavras, a ressurreição do Senhor é a primeira peça do dominó. Se esta está de pé, as outras também estão. Para negar qualquer doutrina sob a cobertura da ressurreição de Cristo, o contestador se obriga a negar tudo, inclusive que Jesus, “depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas provas incontestáveis” (At 1.3). Nesse caso, há o caos, a derrubada total: a pregação apostólica é vã e mentirosa, a fé dos salvos é vazia, ninguém foi perdoado de seus pecados, os que morreram em Cristo pereceram e os crentes são os mais infelizes de todos os homens. O quadro seria despertador se Paulo não reafirma-se que a primeira pedra continua de pé: “Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo Ele as primícias dos que dormem (1Co 15.12-28).

 

Não é sem razão que o autor desses arrazoados termina em deles agradecendo a Deus por nos dar a vitória “por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo” e exortando os seus leitores a serem “firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é em vão” (1Co 15.57-58).

 

Fonte: Ultimato

Texto originalmente publicado na edição 105, novembro de 1977, de Ultimato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

O Legado de Fátima Quintas: O Tempo, a Cultura e a Escrita - por Marcos Carneiro Xepa

 FELIZ ANIVERSÁRIO! A renomada antropóloga, contista, ensaísta e cronista brasileira. Maria de Fátima de Andrade Quintas, nasceu num período carnavalesco em 28 de fevereiro de 1944, em Recife. Herdou do seu pai, o famoso historiador pernambucano, Amaro Quintas, o hábito de escrever e ler. Formou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco e em pós-graduação em Antropologia Cultural no Instituto de Ciências Sociais e Política Ultramarina, em Lisboa.  Fátima Quintas contribui significativamente para grandeza da literatura e antropologia brasileira. Suas pesquisas em torno das obras de Gilberto Freyre a transformou em uma das mulheres notáveis como pesquisadora e escritora. Em seu pioneirismo acadêmico. Foi a primeira mulher a assumir o cargo de presidente da Academia Pernambucana de Letras de 26 de janeiro de 2012 a 26 de janeiro de 2016, ocupa a cadeira 31 desde 3 de abril de 2003.  Pela sua grandeza literária, destacou-se em várias entrevistas para a m...

Versículos inspiradores

 A vida é cheia de desafios que nos testam a força, a resiliência e a fé. Mas, com a ajuda de Deus, podemos enfrentar esses desafios e sair vitoriosos. "Eu posso todas as coisas em Cristo que me fortalece" (Filipenses 4:13). Essas palavras do apóstolo Paulo nos lembram de que não estamos sozinhos em nossos desafios. Deus está conosco, nos fortalecendo e nos dando a capacidade de superar qualquer obstáculo. Mas, como podemos enfrentar esses desafios? Primeiro, precisamos confiar em Deus e em sua palavra. "Confie no Senhor com todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento" (Provérbios 3:5). Quando confiamos em Deus, podemos ter certeza de que Ele nos guiará e nos dará a sabedoria necessária para tomar as decisões certas. Além disso, precisamos ser perseverantes e não desistir diante das dificuldades. "Sede perseverantes, porque sabeis que a vossa perseverança tem um alvo completo" (Colossenses 4:12). A perseverança é fundamental para superar ...