Pular para o conteúdo principal

Sem Aspas | José de Alencar, “um homenzinho muito malcriado” – por Amanda Rocha

 


Um dos maiores nomes do romantismo brasileiro é José de Alencar. Ele foi escritor, deputado, orador parlamentar, ensaísta político, dramaturgo e, além de indicado para ministro da justiça, elegeu-se senador.

Nasceu em 1º de maio de 1829, na Vila de Mecejana, em Fortaleza, Ceará, ainda na década da independência do Brasil. O autor percebeu desde muito jovem que ao passo que o Brasil tornava-se independente, exigia também uma formação cultural própria, uma literatura que resgatasse o processo histórico e, ao mesmo tempo, conscientizasse sobre o presente.

Apesar de ser leitor assíduo de Balzac, Alexandre Dumas, Vigny, Chateaubriand e Victor Hugo, o escritor contribuiu para a criação de uma identidade nacional. Em seu livro Sonhos d’Ouro, ainda no prefácio o autor questiona: “A literatura nacional que outra cousa é senão a alma da pátria [...]?” Sua obra romântica passeia pela prosa urbana, indianista, histórica e regionalista, além de teatro, autobiografia e críticas ácidas ao imperador Dom Pedro II.

Alencar dedicou-se com afinco a conhecer o universo indígena, apesar que isso não o impediu de idealizar o índio, à semelhança de Gonçalves Dias, na poesia. Na prosa urbana, produziu severas críticas à sociedade de sua época e alguns de seus costumes. Todavia, não se pode olvidar que Alencar foi um conservador.

Formou-se em Direito e, além de advogado, também exerceu a função de jornalista e editor. Escreveu obras importantes como O Guarani (1857), A Viuvinha (1857), Lucíola (1862), Iracema (1865), Guerra dos Mascates (vol. 1 em 1871 e vol. 2 em 1873), Senhora (1875), Demônio Familiar (teatro, 1857), a crônica Ao correr da pena (1874), entre outras.

Cartas de Erasmos, escritas na metade do século XIX, discutiam problemas políticos da época: político-partidária, o Poder Moderador e a questão da escravidão. Elas exigiam do imperador uma postura mais firme diante dos problemas brasileiros. As opiniões de Alencar são, até neste presente século, no mínimo provocativas.

Suas críticas ao imperador resultaram em seu veto para o Senado, em 1869. Conforme outro importante nome da prosa romântica, Visconde de Taunay, em suas Reminiscências (1923), ocorreu um diálogo entre Dom Pedro e Alencar no qual eles trataram da eleição do romancista para o senado. O imperador teria dito: “No seu caso, não me apresentava agora; o senhor é muito moço”. Sem titubear, o escritor respondeu: “Por esta razão, Vossa Majestade devia ter devolvido o ato que o declarou maior, antes da idade legal...”.

Após o veto, rompeu com o Partido Conservador e adentrou em alguns debates com outros nomes importantes da política e literatura de sua época, mas logo decidiu dedicar-se exclusivamente à escrita, abandonando a política. Em 1877, ainda aos 48 anos, contraiu tuberculose e não resistiu. Diz-se que, ao tomar ciência do falecimento de José de Alencar, o imperador Dom Pedro II teria comentado que Alencar “era um homenzinho muito malcriado”.


Amanda Rocha é professora e escritora

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

Versículos inspiradores

 A vida é cheia de desafios que nos testam a força, a resiliência e a fé. Mas, com a ajuda de Deus, podemos enfrentar esses desafios e sair vitoriosos. "Eu posso todas as coisas em Cristo que me fortalece" (Filipenses 4:13). Essas palavras do apóstolo Paulo nos lembram de que não estamos sozinhos em nossos desafios. Deus está conosco, nos fortalecendo e nos dando a capacidade de superar qualquer obstáculo. Mas, como podemos enfrentar esses desafios? Primeiro, precisamos confiar em Deus e em sua palavra. "Confie no Senhor com todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento" (Provérbios 3:5). Quando confiamos em Deus, podemos ter certeza de que Ele nos guiará e nos dará a sabedoria necessária para tomar as decisões certas. Além disso, precisamos ser perseverantes e não desistir diante das dificuldades. "Sede perseverantes, porque sabeis que a vossa perseverança tem um alvo completo" (Colossenses 4:12). A perseverança é fundamental para superar ...

Jovens Batistas de Caruaru-PE se reúnem e celebram a unidade cristã

  Buscar a unidade da Igreja. Esse é um dos propósitos visíveis da programação do mês da Juventude Batista no município de Caruaru-PE. Ao contrário do que ocorreu em anos anteriores, nos quais cada igreja local elaborou um calendário próprio de atividades, neste ano as Juventudes se uniram e formaram um grande grupo, que percorrerá as diversas igrejas da denominação que estão situadas na cidade. A programação segue o mote do Mês da Juventude da Convenção Batista Brasileira: “O extraordinário em nós”. Porém, a magnitude da proposta extravasará o mês de agosto e seguirá até novembro, podendo gerar impactos positivos a serem vistos a longo prazo. O ‘ponto de partida’ da agenda ocorreu no sábado (02/08), na Igreja Batista Emanuel em Caruaru (Ibec). O templo tornou-se pequeno para comportar mais de 100 jovens, que se fizeram presentes no local com o intuito de louvar e exaltar ao Senhor Deus, bem como para refletir sobre a graça divina, que se manifesta em cada detalhe da vida. O c...