Pular para o conteúdo principal

Dentro da fornalha - por Guilherme Filho

No livro de Daniel, no Antigo Testamento, existe uma narrativa de três jovens judeus que adoravam o Deus dos céus.

Esses três jovens viviam no reino babilônico e foram constituídos funcionários da côrte real; por decreto do rei,  tiveram seus nomes mudados para Sadraque, Mesaque e Abedenego, nomes pagãos babilônicos, todavia,  viviam em plena comunhão com Yahweh, o Deus eterno, Criador dos céus e da Terra.

Estudiosos afirmam que Nabucodonosor era extremamente vaidoso e construiu a sua própria imagem. O orgulho e a prepotência do rei foram suficientes para um decreto real: todos os funcionários e moradores do reino deveriam se curvar diante da imagem esculpida.

Daniel, Mizael e Azarias eram íntegros ao Deus dos céus e transgrediram o edito do rei, não se curvaram diante da imagem esculpida em terras babilônicas!

A recusa foi motivo de fofoca entre os demais, e levaram o caso ao rei. Imediatamente, o rei chamou os rapazes e fez a seguinte pergunta: por que ao ouvirem o som dos toques musicais babilônicos, vocês não se curvaram diante da imagem esculpida? 

Os jovens responderam: 

Nós adoramos o Deus dos céus; o nosso tributo, louvor e adoração são direcionados a Ele!

O rei ficou indignado com a resposta, mandando em seguida aquecer uma grande fornalha. Ordenou que alguém colocasse Ananias, Mizael e Azarias nessa fornalha, acreditava o rei que os três jovens seriam imediatamente sucumbidos pelas chamas!

Ficou surpreso ao ver carbonizado o condutor dos três jovens à fornalha e, Ananias, Mizael e Azarias ilesos. 

Dentro da fornalha haviam quatro homens passeando, um, era o próprio Deus que estava com eles. 

Nabucodonosor ordenou a saída dos jovens e, o seu semblante mudou ainda mais ao ver que nem cheiro de fumaça havia nas vestes deles, reconhecendo que o Deus dos céus é o Todo Poderoso e está acima de todos os deuses feitos pelo homem.




 Por: Professor Guilherme Filho- Maraial- PE.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

O Legado de Fátima Quintas: O Tempo, a Cultura e a Escrita - por Marcos Carneiro Xepa

 FELIZ ANIVERSÁRIO! A renomada antropóloga, contista, ensaísta e cronista brasileira. Maria de Fátima de Andrade Quintas, nasceu num período carnavalesco em 28 de fevereiro de 1944, em Recife. Herdou do seu pai, o famoso historiador pernambucano, Amaro Quintas, o hábito de escrever e ler. Formou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco e em pós-graduação em Antropologia Cultural no Instituto de Ciências Sociais e Política Ultramarina, em Lisboa.  Fátima Quintas contribui significativamente para grandeza da literatura e antropologia brasileira. Suas pesquisas em torno das obras de Gilberto Freyre a transformou em uma das mulheres notáveis como pesquisadora e escritora. Em seu pioneirismo acadêmico. Foi a primeira mulher a assumir o cargo de presidente da Academia Pernambucana de Letras de 26 de janeiro de 2012 a 26 de janeiro de 2016, ocupa a cadeira 31 desde 3 de abril de 2003.  Pela sua grandeza literária, destacou-se em várias entrevistas para a m...

Versículos inspiradores

 A vida é cheia de desafios que nos testam a força, a resiliência e a fé. Mas, com a ajuda de Deus, podemos enfrentar esses desafios e sair vitoriosos. "Eu posso todas as coisas em Cristo que me fortalece" (Filipenses 4:13). Essas palavras do apóstolo Paulo nos lembram de que não estamos sozinhos em nossos desafios. Deus está conosco, nos fortalecendo e nos dando a capacidade de superar qualquer obstáculo. Mas, como podemos enfrentar esses desafios? Primeiro, precisamos confiar em Deus e em sua palavra. "Confie no Senhor com todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento" (Provérbios 3:5). Quando confiamos em Deus, podemos ter certeza de que Ele nos guiará e nos dará a sabedoria necessária para tomar as decisões certas. Além disso, precisamos ser perseverantes e não desistir diante das dificuldades. "Sede perseverantes, porque sabeis que a vossa perseverança tem um alvo completo" (Colossenses 4:12). A perseverança é fundamental para superar ...