Pular para o conteúdo principal

Sem Aspas | Sobre os trans, espero que perguntar não ofenda - por Amanda Rocha

 Diante das teorias que promovem transformações enérgicas na sociedade e geram a concepção de transgêneros, trans-etários, trans-espécies, trans-raciais, entre outros; dentre as muitas indagações que surgem, gostaria de compartilhar algumas poucas:



  1. Um homem trans que engravida é o pai ou a mãe?

E a mulher trans é o pai ou a mãe?

  1. Um homem trans cumprirá com o dever do alistamento militar? A mulher trans está livre da obrigação do alistamento militar?

  2. Caso um homem assassine um homem trans, será acusado de feminicídio? Caso a vítima e o acusado tivessem tido algum relacionamento, aplica-se Maria da Penha ou não haverá nenhum agravante? (considere que não é um crime movido por transfobia).

  3. Um homem trans que assassina uma ex-companheira incorrerá em feminicídio ou Maria da Penha?

  4. Um trans-espécie, em caso de doença, deve procurar um especialista médico ou um veterinário?

  5. Para fins previdenciários, um trans-espécie terá direito à aposentadoria? Isso abriria precedentes para recursos previdenciários para outros animais?

  6. Um trans-espécie, que precisa acionar a justiça, poderá assinar as procurações, ou precisará de tutor? Em caso de exigir o tutor, quem o determinará? Caso ele mesmo possa assinar, abrirá precedentes para que outros animais assinem com suas patinhas?

  7. Se um trans-espécie considerar-se um boi e consumir carne bovina, será considerado canibalismo?

  8. Considerando que pessoas podem declarar-se animais, estariam resguardados a eles todos os direitos e deveremos do ordenamento jurídico? Caso sim, isso também abrangeria aos animais naturais? Ainda caso sim, abater animais para consumo seria assassinato e logo punido com o rigor de nossa legislação?

  9. Os trans-espécies que se comunicam mediante latidos, grunhidos, relinchamentos, ou quaisquer outros sons, terão seus vocabulários ensinados em escolas para que lhes sejam garantidos os direitos de serem tratados conforme “à experiência interna, individual e profundamente sentida”, como afirma os Princípios de Yogyakarta?

  10. Um trans-espécie poderá ter relações sexuais com outros animais da mesma espécie do qual se considera, ou isso configurará crime ambiental?

  11. Trans-raciais poderão concorrer às vagas reservadas a negros em concursos públicos?

  12. Também serão considerados transgêneros pessoas que se identificam com a identidade de outras pessoas, ou isso continuará sendo falsidade ideológica?

  1. Um adulto biológico, que se considere um trans-etário para criança poderá relacionar-se com crianças biológicas ou isso ainda será considerado pedofilia? Eles terão o direito de frequentar os jardins de infância e seu trabalho será considerado exploração infantil?

  2. Crianças biológicas trans-etárias adultas poderão casar-se, votar, trabalhar, ser punidos legalmente por crimes, realizar alistamento militar, concorrer a cargos públicos, ter carteira de habilitação, usar drogas lícitas, etc.?

  3. Um adulto biológico trans-etário para vida idosa poderá requerer aposentadoria conforme suas sensações e experiências “profundamente sentidas”?

  4. A sociedade que não é embebida por essas teses, terão de modificar suas vidas, rotinas e crenças para agradar aos adeptos destas... destas... destas, melhor não dizer!


Amanda Rocha é professora e escritora


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

Versículos inspiradores

 A vida é cheia de desafios que nos testam a força, a resiliência e a fé. Mas, com a ajuda de Deus, podemos enfrentar esses desafios e sair vitoriosos. "Eu posso todas as coisas em Cristo que me fortalece" (Filipenses 4:13). Essas palavras do apóstolo Paulo nos lembram de que não estamos sozinhos em nossos desafios. Deus está conosco, nos fortalecendo e nos dando a capacidade de superar qualquer obstáculo. Mas, como podemos enfrentar esses desafios? Primeiro, precisamos confiar em Deus e em sua palavra. "Confie no Senhor com todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento" (Provérbios 3:5). Quando confiamos em Deus, podemos ter certeza de que Ele nos guiará e nos dará a sabedoria necessária para tomar as decisões certas. Além disso, precisamos ser perseverantes e não desistir diante das dificuldades. "Sede perseverantes, porque sabeis que a vossa perseverança tem um alvo completo" (Colossenses 4:12). A perseverança é fundamental para superar ...

Jovens Batistas de Caruaru-PE se reúnem e celebram a unidade cristã

  Buscar a unidade da Igreja. Esse é um dos propósitos visíveis da programação do mês da Juventude Batista no município de Caruaru-PE. Ao contrário do que ocorreu em anos anteriores, nos quais cada igreja local elaborou um calendário próprio de atividades, neste ano as Juventudes se uniram e formaram um grande grupo, que percorrerá as diversas igrejas da denominação que estão situadas na cidade. A programação segue o mote do Mês da Juventude da Convenção Batista Brasileira: “O extraordinário em nós”. Porém, a magnitude da proposta extravasará o mês de agosto e seguirá até novembro, podendo gerar impactos positivos a serem vistos a longo prazo. O ‘ponto de partida’ da agenda ocorreu no sábado (02/08), na Igreja Batista Emanuel em Caruaru (Ibec). O templo tornou-se pequeno para comportar mais de 100 jovens, que se fizeram presentes no local com o intuito de louvar e exaltar ao Senhor Deus, bem como para refletir sobre a graça divina, que se manifesta em cada detalhe da vida. O c...