Pular para o conteúdo principal

A minha infância em Catende – por Zeca Ribeiro

 

Fui instigado pelo meu amigo de infância Marcos Carneiros Xeppa, a escrever sobre Catende de nosso tempo. Fui para escola logo cedo, estudar o jardim da infância e a preliminar A e B, no Grupo Escolar Herculano Bandeira (Grupo da Usina) com as professoras D. Lindalva, D. Lucy, filha do Sr. José Apolônio, comerciante, D. Ritinha, era tempos de disciplina dura nas salas de aulas.

Tínhamos um lanchinho pão doce quentinho que vinha da padaria da usina e era servido com leite. Algumas vezes tínhamos que ir com a professora até a casa dela para dar a lição do dia, havia uma interação e afetividade entre as professoras e seus alunos muito diferentes dos tempos de hoje.

Lembrou-me da pensão de Zezé Alagoana, a gente ainda criança tinha curiosidade de brechar pelo muro da escola que dava para a pensão. Depois fui estudar na escola estadual, o Grupo Farias Neves Sobrinho que funcionava no prédio do Ginásio Municipal pela manhã, lá tive uma professora inesquecível, D. Elze, irmã de Ely da prefeitura, filha do Cabo Cordeiro. Estudei com Cláudio, filho do Sr. Juquinha, Gonzaguinha, Wilson, filho de Zé Rozendo, dono de um restaurante na rua Bela Aurora, Moacir, filho do Sr. Meneleu, quando largávamos gostávamos de passar no Cine Teatro Diamante para ver os cartazes dos filmes, nessa época fui caixeiro na mercearia de José Loureiro, que fica na avenida Cabo Hermínio, (venda do Sr. Zeza).

Nesse tempo saímos mais cedo da escola e fomos fazer um cartão para tirar livros infantis na biblioteca pública. As quintas-feiras o comércio fechava, por naquele tempo a feira livre de Catende era aos domingos. Íamos assistir os matinês no Cine Teatro Diamante, um seriado "A Draga de Salomão ".


Em 1968, com 12 anos de idade, comprei a primeira revista número 01 da Veja, na banca Merfil , naquele tempo quem morava em Catende não precisava deslocar- se até a capital pernambucana para comprar revistas ou assistir um bom filme.
Esses são os tempos áureos de nosso município, que os jovens precisam conhecer.




Zeca Ribeiro
Jaboatão dos Guararapes 20 de agosto de 2021

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

O Legado de Fátima Quintas: O Tempo, a Cultura e a Escrita - por Marcos Carneiro Xepa

 FELIZ ANIVERSÁRIO! A renomada antropóloga, contista, ensaísta e cronista brasileira. Maria de Fátima de Andrade Quintas, nasceu num período carnavalesco em 28 de fevereiro de 1944, em Recife. Herdou do seu pai, o famoso historiador pernambucano, Amaro Quintas, o hábito de escrever e ler. Formou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco e em pós-graduação em Antropologia Cultural no Instituto de Ciências Sociais e Política Ultramarina, em Lisboa.  Fátima Quintas contribui significativamente para grandeza da literatura e antropologia brasileira. Suas pesquisas em torno das obras de Gilberto Freyre a transformou em uma das mulheres notáveis como pesquisadora e escritora. Em seu pioneirismo acadêmico. Foi a primeira mulher a assumir o cargo de presidente da Academia Pernambucana de Letras de 26 de janeiro de 2012 a 26 de janeiro de 2016, ocupa a cadeira 31 desde 3 de abril de 2003.  Pela sua grandeza literária, destacou-se em várias entrevistas para a m...

Versículos inspiradores

 A vida é cheia de desafios que nos testam a força, a resiliência e a fé. Mas, com a ajuda de Deus, podemos enfrentar esses desafios e sair vitoriosos. "Eu posso todas as coisas em Cristo que me fortalece" (Filipenses 4:13). Essas palavras do apóstolo Paulo nos lembram de que não estamos sozinhos em nossos desafios. Deus está conosco, nos fortalecendo e nos dando a capacidade de superar qualquer obstáculo. Mas, como podemos enfrentar esses desafios? Primeiro, precisamos confiar em Deus e em sua palavra. "Confie no Senhor com todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento" (Provérbios 3:5). Quando confiamos em Deus, podemos ter certeza de que Ele nos guiará e nos dará a sabedoria necessária para tomar as decisões certas. Além disso, precisamos ser perseverantes e não desistir diante das dificuldades. "Sede perseverantes, porque sabeis que a vossa perseverança tem um alvo completo" (Colossenses 4:12). A perseverança é fundamental para superar ...