Pular para o conteúdo principal

O baixo interesse teológico da liderança e a decadência da igreja - Por Pedro Dulci

 Existe uma estreita e sinistra sintonia entre o baixo interesse teológico da liderança da igreja e a decadência escandalosa que ela testemunha cotidianamente.


Kevin Vanhoozer começa O pastor como teólogo público identificando uma crise no ministério pastoral a partir de uma crise de suas imagens.

Basicamente as imagens do cânon bíblico foram cedendo lugar aos modelos que pareciam fazer mais sentido em cada época — ora mais cientificista, ora mais gerenciais, mais mercadológicos ou terapêuticos.

Por trás de sermões recheados de secularismo, de aconselhamentos para ouvintes se sentirem bem, de projetos megalomaníacos de construções, esconde-se uma radical incapacidade de compreender como um pastor conduz o rebanho de Jesus.

Esse cenário explica as tentativas insanas de pastores e líderes em renunciar seus cargos, ocultarem suas crises e mascararem-se de diversas formas — do excesso de trabalho à bebida e a pornografia.

A crise vocacional dos pastores é uma crise de identidade. Faltam uma imagem bíblica para orientar seu ministério. Essa orientação, por seus vez, também ajudará as igrejas, os seminários e as próprias ovelhas a florescerem enquanto discípulos de Jesus!

Quanto a isso, sempre me admirou o fato de que as “Epistolas pastorais”, escritas de forma muito específicas — uma espécie de "manual de cuidado pastoral" segundo Guthrie —, mas que também serviram de orientação para toda a igreja.

E logo em suas primeiras palavras, cumprindo o propósito de dar direção às questões eclesiásticas pontuais, como escolha de líderes e enfrentamento de falsos mestres, Paulo já estabelece sua identidade ministerial.

Deixa claro quem ele é ministerialmente, firmando-se na Trindade e permitindo que Timóteo e Tito também sejam reconhecidos pela igreja como fiéis obreiros naqueles lugares!

Como também não deixa margem para dúvida sobre os critérios para avaliar os lobos em pele de ovelha — e pastor.

Compreensão do ministério teológico do pastor e amadurecimento da igreja caminham lado a lado! Não conseguiremos avançar em um sem o outro.

> Conheça Tornando-se um Pastor Teólogode Kevin J. Vanhoozer | James K. A. Smith | Peter J. Leithart.

Fonte Ultimato

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

O Legado de Fátima Quintas: O Tempo, a Cultura e a Escrita - por Marcos Carneiro Xepa

 FELIZ ANIVERSÁRIO! A renomada antropóloga, contista, ensaísta e cronista brasileira. Maria de Fátima de Andrade Quintas, nasceu num período carnavalesco em 28 de fevereiro de 1944, em Recife. Herdou do seu pai, o famoso historiador pernambucano, Amaro Quintas, o hábito de escrever e ler. Formou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco e em pós-graduação em Antropologia Cultural no Instituto de Ciências Sociais e Política Ultramarina, em Lisboa.  Fátima Quintas contribui significativamente para grandeza da literatura e antropologia brasileira. Suas pesquisas em torno das obras de Gilberto Freyre a transformou em uma das mulheres notáveis como pesquisadora e escritora. Em seu pioneirismo acadêmico. Foi a primeira mulher a assumir o cargo de presidente da Academia Pernambucana de Letras de 26 de janeiro de 2012 a 26 de janeiro de 2016, ocupa a cadeira 31 desde 3 de abril de 2003.  Pela sua grandeza literária, destacou-se em várias entrevistas para a m...

Versículos inspiradores

 A vida é cheia de desafios que nos testam a força, a resiliência e a fé. Mas, com a ajuda de Deus, podemos enfrentar esses desafios e sair vitoriosos. "Eu posso todas as coisas em Cristo que me fortalece" (Filipenses 4:13). Essas palavras do apóstolo Paulo nos lembram de que não estamos sozinhos em nossos desafios. Deus está conosco, nos fortalecendo e nos dando a capacidade de superar qualquer obstáculo. Mas, como podemos enfrentar esses desafios? Primeiro, precisamos confiar em Deus e em sua palavra. "Confie no Senhor com todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento" (Provérbios 3:5). Quando confiamos em Deus, podemos ter certeza de que Ele nos guiará e nos dará a sabedoria necessária para tomar as decisões certas. Além disso, precisamos ser perseverantes e não desistir diante das dificuldades. "Sede perseverantes, porque sabeis que a vossa perseverança tem um alvo completo" (Colossenses 4:12). A perseverança é fundamental para superar ...