Pular para o conteúdo principal

Educação Pública no Brasil: o Problema é Falta de Dinheiro? - por João Antônio

 

Já há muitos anos se noticia o distanciamento entre os níveis de qualidade na educação privada e na escola pública. Esse abismo está aumentando, conforme se verifica historicamente nas publicações dos resultados do PISA*.


Aqui em Caruaru, por exemplo, não é incomum anualmente, que o Colégio Diocesano ostente orgulhoso inúmeros alunos aprovados em medicina, direito, engenharias e em outros cursos concorridos nas mais tradicionais universidades públicas do estado. Assim também ocorre em outras cidades pelo Brasil afora.


Também não é incomum que, quando um aluno de uma escola pública passa num desses cursos, seja anunciado e alardeado pela imprensa como algo extraordinário: afinal, realmente é excepcional (ou seja, exceção) que alunos de escolas públicas conquistem vagas em cursos mais concorridos.


Muito se justifica que a causa desta discrepância seja a falta de investimento dos governos na educação, em especial, a educação mais básica.


Esta alegada "falta de investimento" acaba sendo o mote para que esse montante seja todo (ou em grande parte) destinado (adivinhem) ao pagamento dos próprios servidores que replicam esta narrativa, sem a devida contrapartida prévia.


Resumidamente, se você não pegou o gancho, é "a educação pública no Brasil é ruim porque ganhamos pouco" ou, como dedução, "a educação privada é melhor que a pública porque eles têm mais dinheiro".


Há três pontos a mencionar aí nesta lógica:


(A) Se é verdade que "só é ruim porque precisamos de mais dinheiro", então não há incentivos para o ruim melhorar... porque MANTER-SE RUIM sempre vai ser argumento para PEDIR MAIS DINHEIRO. Basta que NUNCA melhore para que haja justificativa para SEMPRE pedir mais dinheiro.


(B) Injetar mais dinheiro numa educação que É RUIM na esperança de que ela SE TORNE BOA por causa deste dinheiro é, em poucas palavras, uma APOSTA. É premiar quem está (ou é) ruim na vã esperança de que ela se torne boa (se tivermos sorte).


(C) Há muitos (sim, MUITOS) casos em que professores ganham MAIS na rede pública que na rede privada e, mesmo assim, seus alunos nas escolas privadas se saem melhor em médio e longo prazo... Este ponto, em especial, é A REALIDADE atropelando a narrativa.


Com este texto, eu NÃO ESTOU DIZENDO que a educação no Brasil tem dinheiro de sobra, ou que se investe o suficiente, ou que o estado já está pagando tudo o que pode. A questão aqui não é QUANTO, mas COMO e, mais importante, PARA QUE o investimento é feito.


FALTAM INCENTIVOS (certos) para a educação pública melhorar. Incentivos que professores, funcionários e escolas da rede privada conhecem bem. Vamos elencar alguns deles no intuito de, quem sabe, abrir um pouco a sua mente para aquilo que acredito ser um possível conjunto de providências interessantes.


Mas isto, meu amigo leitor, minha amiga leitora, é assunto para outro dia... meu próximo texto virá em breve.


Fique com Deus,


João Antonio é professor há mais de 25 anos.


*PISA é o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, realizado a cada 3 anos, pela OCDE. Ele testa conhecimentos de Linguagem, Matemática e Ciências.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

O Legado de Fátima Quintas: O Tempo, a Cultura e a Escrita - por Marcos Carneiro Xepa

 FELIZ ANIVERSÁRIO! A renomada antropóloga, contista, ensaísta e cronista brasileira. Maria de Fátima de Andrade Quintas, nasceu num período carnavalesco em 28 de fevereiro de 1944, em Recife. Herdou do seu pai, o famoso historiador pernambucano, Amaro Quintas, o hábito de escrever e ler. Formou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco e em pós-graduação em Antropologia Cultural no Instituto de Ciências Sociais e Política Ultramarina, em Lisboa.  Fátima Quintas contribui significativamente para grandeza da literatura e antropologia brasileira. Suas pesquisas em torno das obras de Gilberto Freyre a transformou em uma das mulheres notáveis como pesquisadora e escritora. Em seu pioneirismo acadêmico. Foi a primeira mulher a assumir o cargo de presidente da Academia Pernambucana de Letras de 26 de janeiro de 2012 a 26 de janeiro de 2016, ocupa a cadeira 31 desde 3 de abril de 2003.  Pela sua grandeza literária, destacou-se em várias entrevistas para a m...

Versículos inspiradores

 A vida é cheia de desafios que nos testam a força, a resiliência e a fé. Mas, com a ajuda de Deus, podemos enfrentar esses desafios e sair vitoriosos. "Eu posso todas as coisas em Cristo que me fortalece" (Filipenses 4:13). Essas palavras do apóstolo Paulo nos lembram de que não estamos sozinhos em nossos desafios. Deus está conosco, nos fortalecendo e nos dando a capacidade de superar qualquer obstáculo. Mas, como podemos enfrentar esses desafios? Primeiro, precisamos confiar em Deus e em sua palavra. "Confie no Senhor com todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento" (Provérbios 3:5). Quando confiamos em Deus, podemos ter certeza de que Ele nos guiará e nos dará a sabedoria necessária para tomar as decisões certas. Além disso, precisamos ser perseverantes e não desistir diante das dificuldades. "Sede perseverantes, porque sabeis que a vossa perseverança tem um alvo completo" (Colossenses 4:12). A perseverança é fundamental para superar ...