Pular para o conteúdo principal

Uma estupidez chamada "Lugar de Fala" - por João Antônio

 


Vivemos em uma época delicada e muito prejudicial para a troca saudável de ideias. A lógica argumentativa e, consequentemente, a evolução do pensamento crítico são diuturnamente agredidas sem pudor por ditadores autoritários que se auto identificam como "defensores do amor e da democracia", os "amorosos trans" – destiladores de ódio "do bem".


Dentre as inúmeras imbecilidades criadas e propagadas pela galerinha do "ninguém solta a mão de ninguém", está o famigerado "Lugar de Fala" (que eu costumo chamar, carinhosamente, de "Lugar de Cala").


Não é incomum, durante discussões (normalmente acaloradas) com algum partidário das ideias woke (a "galerinha paz e amor"), que se invoque a "carta super-trunfo-coringa-Saitama-Goku-Batman" do Lugar de Fala.


Defendido contundentemente por aqueles que dele fazem uso indiscriminado e inconsequente, o lugar de fala é apresentado como uma espécie de "argumento de autoridade", com o suposto intuito de demonstrar propriedade e capacidade de quem o invoca diante de seus debatedores (nós) porque, também supostamente, não teríamos autoridade e/ou capacidade necessárias para opinar.


Mais enganador que isso, só a lorota de que no Brasil há mais de 120 milhões de pessoas passando fome.


Ao invocar o argumento de lugar de fala, um debatedor, quase sempre perdendo o debate, tem a intenção clara de invalidar o argumento de seu oponente CALANDO-O, já que não consegue rebatê-lo com lógica.


Lugar de Fala é um coringa. Pode ser usado em qualquer situação, como em "não tenho lugar de fala sobre racismo porque não sou negro", "não tenho lugar de fala sobre aborto porque não sou mulher", "não tenho lugar de fala sobre saúde pública porque eu uso plano de saúde".


A busca pela Verdade nos obriga a debater, questionar, falar e ouvir. A busca sincera pela Verdade só pode ser feita se estivermos dispostos a nos arriscar a mudar de opinião. E mudar de opinião, muitas vezes, dói. Deixar-se convencer por argumentos lógicos bem construídos é difícil, mas é engrandecedor!


"Lugar de Fala" é, somente, o ardil dos incapazes para tapar os próprios ouvidos a ideias que lhes são agressivas só porque destroem suas crenças e dogmas, coisa que eles não conseguem suportar (e não têm capacidade para rebater).


Se você que me lê agora costuma usar este artifício estúpido, pare! É lamentável que haja pessoas que acham que Lugar de Fala é um argumento válido!


Se você que me lê agora costuma enfrentar gente que usa este expediente imbecil, escolha melhor suas lutas. É preciso combater os BONS combates. Quem usa "Lugar de Fala" é tão merecedor de seu desprezo quanto quem fala "meus pronomes são...".



João Antonio é professor há mais de 25 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

O Legado de Fátima Quintas: O Tempo, a Cultura e a Escrita - por Marcos Carneiro Xepa

 FELIZ ANIVERSÁRIO! A renomada antropóloga, contista, ensaísta e cronista brasileira. Maria de Fátima de Andrade Quintas, nasceu num período carnavalesco em 28 de fevereiro de 1944, em Recife. Herdou do seu pai, o famoso historiador pernambucano, Amaro Quintas, o hábito de escrever e ler. Formou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco e em pós-graduação em Antropologia Cultural no Instituto de Ciências Sociais e Política Ultramarina, em Lisboa.  Fátima Quintas contribui significativamente para grandeza da literatura e antropologia brasileira. Suas pesquisas em torno das obras de Gilberto Freyre a transformou em uma das mulheres notáveis como pesquisadora e escritora. Em seu pioneirismo acadêmico. Foi a primeira mulher a assumir o cargo de presidente da Academia Pernambucana de Letras de 26 de janeiro de 2012 a 26 de janeiro de 2016, ocupa a cadeira 31 desde 3 de abril de 2003.  Pela sua grandeza literária, destacou-se em várias entrevistas para a m...

Versículos inspiradores

 A vida é cheia de desafios que nos testam a força, a resiliência e a fé. Mas, com a ajuda de Deus, podemos enfrentar esses desafios e sair vitoriosos. "Eu posso todas as coisas em Cristo que me fortalece" (Filipenses 4:13). Essas palavras do apóstolo Paulo nos lembram de que não estamos sozinhos em nossos desafios. Deus está conosco, nos fortalecendo e nos dando a capacidade de superar qualquer obstáculo. Mas, como podemos enfrentar esses desafios? Primeiro, precisamos confiar em Deus e em sua palavra. "Confie no Senhor com todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento" (Provérbios 3:5). Quando confiamos em Deus, podemos ter certeza de que Ele nos guiará e nos dará a sabedoria necessária para tomar as decisões certas. Além disso, precisamos ser perseverantes e não desistir diante das dificuldades. "Sede perseverantes, porque sabeis que a vossa perseverança tem um alvo completo" (Colossenses 4:12). A perseverança é fundamental para superar ...