Pular para o conteúdo principal

As pequenas gigantes - por Charles Luciano Gomes da Silva

   “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio.”  (Provérbios 6.6)


 


         Como bem sabemos, nosso mundo é extremamente diverso em minerais, vegetais e animais. Há inúmeras espécies de seres vivos, e em lugares até onde os humanos duvidavam, como no caso do mar morto, lá no Oriente Médio, cujo teor de salinidade é absurdo; e sendo mais ousados, existem cientistas que acreditam que um dia encontrarão vida em outros planetas do nosso sistema solar, ou em outros mais longínquos, em condições similares às da terra. Dentre os milhares de seres existentes em nossa fauna, com suas especificidades, há uma que se destaca: as formigas.


         O Provérbio em tela, escrito por um sábio que muitíssimo fora instruído por intermédio da natureza, pede-nos que atentemos para as formigas e sejamos impactados pelas mesmas. A primeira lição que recebemos delas é a da constante atividade. Não há quem olhe para uma formiga e não a veja em movimento. Move-se de dia e de noite e mesmo assim não se cansa. Aprendemos inicialmente a buscarmos uma ocupação, e não no ostracismo enclausurarmo-nos dentro de quatro paredes, ou hipnotizados perante a tela de um celular, computador ou televisão. “O trabalho dignifica-nos”. Não existe uma atividade mais importante do que outra, o que há são demandas diferentes, e pessoas com capacidades diversas, cada um com a sua habilidade. Já pensou se todas as pessoas fossem padeiras? Onde estariam os farmacêuticos? E se todos fôssemos pedreiros? Onde estariam os médicos? Cada um possui o seu dom, o seu chamado, o seu talento, a sua formação, por esta causa procuremos nos aperfeiçoar.


         Poderíamos facilmente afirmar que os dinossauros eram o oposto das formigas; enquanto eles eram gigantescos, estas são minúsculas; enquanto aqueles eram indiscutivelmente fortes, as pequeninas, demasiadamente frágeis. Entretanto, há de se observar que mesmo sendo tão grandes e poderosos, isso não foi suficiente para livrá-los da fatídica extinção em massa. Há porventura algum vivo entre nós? De modo algum. E quanto as “impotentes” formiguinhas? Ainda hoje permanecem em nosso meio, sem nenhum sinal de que um dia desaparecerão. O mesmo Salomão, noutro livro, assim disse: “...não é dos ligeiros o prêmio, nem dos valentes, a vitória...” (Eclesiastes 9.11) Se te sentes um pequeno entre gigantes, um indouto entre sábios, um fraco entre potentes, ou um pobre entre abastados, saiba que Deus ergue, exalta e concede favores aos necessitados. Aprenda com as formigas diante dos dinossauros. Veja o que o apóstolo Paulo falou: “Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus.” (1 Coríntios 1.26-29)


         Visivelmente é óbvio que as formigas estão entre os menores seres, porém proporcionalmente, uma só delas possui a força de mais de dez fortes e saudáveis homens. Quem nunca presenciou a cena ao vê-las carregando uma folha, um fragmento de comida, uma semente, ou uma coisa qualquer, que aos nossos olhos tinham dez vezes o seu peso ou tamanho? Sinceramente vejo diariamente isso.


         Mesmo sem emitir som algum, as formigas sempre serão nossas professoras. No matagal, na estrada, no rodapé da nossa casa, no piso, ou em qualquer cantinho, lá estão elas, em fileira, executando o seu ofício, procurando e juntando o seu alimento. A voz de Deus pode ser ouvida em tudo, principalmente por intermédio da natureza que Ele mesmo criou com o seu imenso poder.




Por: Irmão Charles Luciano - Membro da igreja evangélica Presbiteriana de Catende-PE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

Versículos inspiradores

 A vida é cheia de desafios que nos testam a força, a resiliência e a fé. Mas, com a ajuda de Deus, podemos enfrentar esses desafios e sair vitoriosos. "Eu posso todas as coisas em Cristo que me fortalece" (Filipenses 4:13). Essas palavras do apóstolo Paulo nos lembram de que não estamos sozinhos em nossos desafios. Deus está conosco, nos fortalecendo e nos dando a capacidade de superar qualquer obstáculo. Mas, como podemos enfrentar esses desafios? Primeiro, precisamos confiar em Deus e em sua palavra. "Confie no Senhor com todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento" (Provérbios 3:5). Quando confiamos em Deus, podemos ter certeza de que Ele nos guiará e nos dará a sabedoria necessária para tomar as decisões certas. Além disso, precisamos ser perseverantes e não desistir diante das dificuldades. "Sede perseverantes, porque sabeis que a vossa perseverança tem um alvo completo" (Colossenses 4:12). A perseverança é fundamental para superar ...

Jovens Batistas de Caruaru-PE se reúnem e celebram a unidade cristã

  Buscar a unidade da Igreja. Esse é um dos propósitos visíveis da programação do mês da Juventude Batista no município de Caruaru-PE. Ao contrário do que ocorreu em anos anteriores, nos quais cada igreja local elaborou um calendário próprio de atividades, neste ano as Juventudes se uniram e formaram um grande grupo, que percorrerá as diversas igrejas da denominação que estão situadas na cidade. A programação segue o mote do Mês da Juventude da Convenção Batista Brasileira: “O extraordinário em nós”. Porém, a magnitude da proposta extravasará o mês de agosto e seguirá até novembro, podendo gerar impactos positivos a serem vistos a longo prazo. O ‘ponto de partida’ da agenda ocorreu no sábado (02/08), na Igreja Batista Emanuel em Caruaru (Ibec). O templo tornou-se pequeno para comportar mais de 100 jovens, que se fizeram presentes no local com o intuito de louvar e exaltar ao Senhor Deus, bem como para refletir sobre a graça divina, que se manifesta em cada detalhe da vida. O c...