Pular para o conteúdo principal

O relacionamento que agrada a Deus - por Charles Luciano Gomes da Silva


         “Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade.” (Provérbios 5.18)


 


         Indiscutível e inegociavelmente a Bíblia Sagrada é o manual de regras, para todo cristão que deseja andar de modo que agrade a Deus. Nem a filosofia, nem a psicologia, nem a ciência, nenhum outro livro norteará a nossa vida sendo contrário às Santas Letras; todo o saber extrabíblico tem que concordar com ela. A mesma contém instruções para as principais áreas comportamentais do ser humano, inclusive, em se tratando do saudável relacionamento amoroso.


         Podemos facilmente notar como os povos têm se desenvolvido, criando suas próprias leis, ou absorvendo costumes de outras sociedades mais permissivas.


         O ideal bíblico escolhido pelo próprio Deus foi a “monogamia” (casamento entre duas pessoas) – (Gênesis 2.24; Mateus 19.5); a “heterossexualidade” (entre pessoas de sexo diferente) – (Levítico 18.22; Levítico 20.13; Romanos 1.26,27; 1 Coríntios 6.9,10) e a “indissolubilidade” (só a morte os separa) – (Mateus 19.6)


         Devemos agora pontuar algumas coisas acerca desses três padrões supracitados: a “monogamia” durou bem pouco tempo, pois já em (Gênesis 4.23,24), lemos que Lameque possuía duas esposas. Da “bigamia” para a “poligamia” (casamento com várias mulheres) foi só um passo. Tornou-se bastante comum os homens terem diversas esposas, leia: (Gênesis 29.28-35; Gênesis 30.1-26; 2 Samuel 3.13-16; 2 Samuel 3.2-5; 2 Samuel 5.13-16; 2 Samuel 19.5; 2 Samuel 15.16; 2 Samuel 11.27; 1 Reis 11.1-3). É importante destacar que foi Deus mesmo quem prescreveu leis para os líderes de Israel, a fim de que não fossem “polígamos” como os demais, veja: “Tampouco para si multiplicará mulheres, para que o seu coração se não desvie; nem multiplicará muito para si prata ou ouro.” (Deuteronômio 17.17) Essa mesma lei é dada no Novo Testamento, também exclusivamente para os líderes da Igreja, leia: “É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar.” (1Timóteo 3.2) Percebamos que a “poligamia” seria vista como uma quebra das leis divinas apenas para os chefes, cabeças, ou líderes do povo. É interessante como não vemos Deus repreendendo nenhum “polígamo” em nenhuma parte da Bíblia Sagrada, pelo contrário, Ele deu santas leis para que a “poligamia” fosse regulamentada (Deuteronômio 21.15-17), inclusive é dito que Deus deu várias mulheres a Davi (2 Samuel 12.8,11). Pergunto: Deus faria o homem pecar? Deus incentivaria o erro? Obviamente, não! Minha opinião é que a “poligamia” é vetada apenas para as lideranças maiores do povo de Deus, tanto no Velho quanto no Novo Testamentos, e mesmo em face de tamanha restrição, mesmo assim Ele abriu exceção até para as autoridades a quem era proibido a multiplicação de mulheres, como no caso de Davi já citado aqui.


         Sobre a “heterossexualidade”, vejo diferente: tanto no Antigo, quanto no Novo Testamento o seu contrário, ou seja, a homossexualidade é proibida (Levítico 18.22; Levítico 20.13; Romanos 1.26,27; 1 Coríntios 6.9,10). Pelas leis brasileiras, temos salvaguardado o direito de pensarmos e pregarmos como bem interpretamos a Bíblia, todavia, respeitamos todos os que concebem e agem diferente de nós; reiteramos que amamos todos os integrantes da população LGBTQIA+.


         Quanto à “indissolubilidade matrimonial”, é exatamente sobre isso que trata todo o capítulo 5, onde o verso base está inserido. A Bíblia peremptoriamente proíbe o adultério e incentiva o mais puro amor, chamando a mulher de “manancial”, ou seja, uma fonte cristalina para aonde o esposo deve sempre recorrer. A infidelidade conjugal é tão grave, que Deus diz que “odeia” isso (Malaquias 2.16).


         Não sejamos machistas como eram os homens hebreus; nem a varoa tem permissão para trair o marido, tampouco o varão, a lei é para ambos. Mantenhamos a chama do amor sempre acesa. Sejamos inventivos, tenhamos empatia, que o carinho e o respeito nunca faltem. Façamos nós os cristãos a diferença: enquanto o índice de divórcio só aumenta no país e no mundo, façamos votos de fidelidade e perenidade em nosso relacionamento, pois disso Deus se agrada. A separação deve ser a última alternativa e isso em caso de traição ou violência, por exemplo; a nossa responsabilidade em caso de instabilidade é buscar meios para que a união não sucumba, mas renove-se dia após dia. É sempre possível a restauração dos laços matrimoniais, a beleza física é passageira, e o amor deve ser o regente maior. 




Autor: Charles Luciano Gomes da Silva - Membro da igreja evangélica Presbiteriana de Catende.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

Versículos inspiradores

 A vida é cheia de desafios que nos testam a força, a resiliência e a fé. Mas, com a ajuda de Deus, podemos enfrentar esses desafios e sair vitoriosos. "Eu posso todas as coisas em Cristo que me fortalece" (Filipenses 4:13). Essas palavras do apóstolo Paulo nos lembram de que não estamos sozinhos em nossos desafios. Deus está conosco, nos fortalecendo e nos dando a capacidade de superar qualquer obstáculo. Mas, como podemos enfrentar esses desafios? Primeiro, precisamos confiar em Deus e em sua palavra. "Confie no Senhor com todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento" (Provérbios 3:5). Quando confiamos em Deus, podemos ter certeza de que Ele nos guiará e nos dará a sabedoria necessária para tomar as decisões certas. Além disso, precisamos ser perseverantes e não desistir diante das dificuldades. "Sede perseverantes, porque sabeis que a vossa perseverança tem um alvo completo" (Colossenses 4:12). A perseverança é fundamental para superar ...

Jovens Batistas de Caruaru-PE se reúnem e celebram a unidade cristã

  Buscar a unidade da Igreja. Esse é um dos propósitos visíveis da programação do mês da Juventude Batista no município de Caruaru-PE. Ao contrário do que ocorreu em anos anteriores, nos quais cada igreja local elaborou um calendário próprio de atividades, neste ano as Juventudes se uniram e formaram um grande grupo, que percorrerá as diversas igrejas da denominação que estão situadas na cidade. A programação segue o mote do Mês da Juventude da Convenção Batista Brasileira: “O extraordinário em nós”. Porém, a magnitude da proposta extravasará o mês de agosto e seguirá até novembro, podendo gerar impactos positivos a serem vistos a longo prazo. O ‘ponto de partida’ da agenda ocorreu no sábado (02/08), na Igreja Batista Emanuel em Caruaru (Ibec). O templo tornou-se pequeno para comportar mais de 100 jovens, que se fizeram presentes no local com o intuito de louvar e exaltar ao Senhor Deus, bem como para refletir sobre a graça divina, que se manifesta em cada detalhe da vida. O c...