Pular para o conteúdo principal

Lenda urbana: a voz do locutor - por Zeca Ribeiro


 

O brasileiro é um grande fã de programas de rádio, e os mais antigos nem se fala, pois mesmo sem saber quem é a pessoa por traz daquela voz prazerosa, se inebria durante aquele momento, mesmo que seja para ouvir: músicas, notícias, comerciais ou jogos de futebol.

Era o caso de Nestor, homem rude do interior, que tinha a sua rádio preferida e seu programa do coração — “O BANDEIRA DOIS”, com Gino César, porém reclamava muito do rádio que estava com o som muito ruim.

Certo dia em um almoço em família para comemorar o dia dos pais, presentearam o velho com um belo rádio, a alegria de Nestor estava evidente no seu semblante, mesmo com aquela cara sempre fechada. Mesmo assim, fez questão de agradecer o presente, “obrigado família!” Agora posso assistir sem interferência ao “BANDEIRA DOIS”. Todos se entreolharam, e uma das filhas falou — “Papai, o programa com Gino César acabou há mais de um mês, não sabia? Ele faleceu”. O velho vociferou — “É mentira, pois continuo escutando o programa dele todos os dias”.

Foi a partir daí que os filhos começaram a entender o porquê daquele senhor continuar usando o velho rádio que já não mais tocava, apenas no seu subconsciente era possível escutar a voz do locutor.

Mas o que chamou a atenção dos filhos foi que todos por uma boca só sempre escutaram a voz do locutor quando passavam pela porta do quarto de Nestor. A pergunta era uma só, se papai não tinha gravado os programas e nem tinha como o rádio está quebrado e, Gino César havia morrido. Então como explicar um mês de programa após a sua partida?

Conclusão, o velho não estava senil e muito menos louco, pois sim assim o considerasse, todos da família estariam aptos a um tratamento. E não tiveram dúvidas, jogaram os dois rádios fora e mandaram o velho de volta para o interior, pois de loucura já bastava o dia a dia, e se for de outra dimensão, é pior ainda.

Emanoel Correia (emaco/janeiro2023)

Foto: desenho/emaco2023

ONG PRESERVAR PERNAMBUCO: DEFENDR A HISTÓRIA E PRESERVAR A MEMÓRIA.

GRUPO BORA PRESERVAR: A CADA CAMINHADA UM ENCONTRO COM O PASSADO, EM CADA PASSO, A GARANTIA DE PRESERVAR PARA O FUTURO.



Por: Zeca Ribeiro

Técnico em saneamento ambiental. Catende-PE.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

O Legado de Fátima Quintas: O Tempo, a Cultura e a Escrita - por Marcos Carneiro Xepa

 FELIZ ANIVERSÁRIO! A renomada antropóloga, contista, ensaísta e cronista brasileira. Maria de Fátima de Andrade Quintas, nasceu num período carnavalesco em 28 de fevereiro de 1944, em Recife. Herdou do seu pai, o famoso historiador pernambucano, Amaro Quintas, o hábito de escrever e ler. Formou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco e em pós-graduação em Antropologia Cultural no Instituto de Ciências Sociais e Política Ultramarina, em Lisboa.  Fátima Quintas contribui significativamente para grandeza da literatura e antropologia brasileira. Suas pesquisas em torno das obras de Gilberto Freyre a transformou em uma das mulheres notáveis como pesquisadora e escritora. Em seu pioneirismo acadêmico. Foi a primeira mulher a assumir o cargo de presidente da Academia Pernambucana de Letras de 26 de janeiro de 2012 a 26 de janeiro de 2016, ocupa a cadeira 31 desde 3 de abril de 2003.  Pela sua grandeza literária, destacou-se em várias entrevistas para a m...

Versículos inspiradores

 A vida é cheia de desafios que nos testam a força, a resiliência e a fé. Mas, com a ajuda de Deus, podemos enfrentar esses desafios e sair vitoriosos. "Eu posso todas as coisas em Cristo que me fortalece" (Filipenses 4:13). Essas palavras do apóstolo Paulo nos lembram de que não estamos sozinhos em nossos desafios. Deus está conosco, nos fortalecendo e nos dando a capacidade de superar qualquer obstáculo. Mas, como podemos enfrentar esses desafios? Primeiro, precisamos confiar em Deus e em sua palavra. "Confie no Senhor com todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento" (Provérbios 3:5). Quando confiamos em Deus, podemos ter certeza de que Ele nos guiará e nos dará a sabedoria necessária para tomar as decisões certas. Além disso, precisamos ser perseverantes e não desistir diante das dificuldades. "Sede perseverantes, porque sabeis que a vossa perseverança tem um alvo completo" (Colossenses 4:12). A perseverança é fundamental para superar ...