Pular para o conteúdo principal

Patrícia Pousa alerta sobre fatores psicossociais como possíveis desencadeadores de adoecimento no trabalho

 De um lado, as empresas, marcadas por características objetivas e com necessidades de redução de custos e de superar a concorrência. Na outra ponta, os trabalhadores, pressionados por agilidade e pela demonstração de resultados e sujeitos a precarização e a condições de trabalho nem sempre dignas e justas. Nesse cenário, são cada vez mais comuns as informações sobre funcionários assediados, estressados, que sofrem bullying, com sintomas depressivos, com burnout e com comportamentos ofensivos.


Patrícia Pousa se dedica há 20 anos aos estudos para entendimento dessas questões. Ela é especialista em Gestão de Pessoas, Liderança e Educação Corporativa com ênfase em Saúde, consultora, palestrante, mentora, doutora em Mundo do Trabalho e Seus Impactos nos Trabalhadores e especialista em LinkedIn. Também é coautora do livro “Gestão de Pessoas em Saúde” (Saraiva Uni; 2019). Patrícia integra o time da Gombo, primeira agência brasileira especializada em influência, engajamento e projetos especiais com business influencers.


Patrícia analisa como a precarização das relações de trabalho interfere diretamente e de forma adversa na saúde mental dos trabalhadores. Os riscos psicossociais têm origem na maneira como o trabalho é planejado e organizado, bem como o ambiente, e também consideram os fatores individuais. Além disso, sofrem influência do cenário econômico e social, o que pode impactar negativamente na qualidade de vida do trabalhador e aumentar o risco de adoecimento. Isso é alvo de estudos e orientações de soluções da OIT (Organização Internacional do Trabalho) e da OMS (Organização Mundial da Saúde), que envolvem todo o repertório de atuação da sociedade.


“Trabalho e estudo a relação das pessoas no mercado de trabalho faz bastante tempo, minha carreira inteira. Essas relações dependem de muitas variáveis e elas passam por frequentes mudanças. Não é uma questão estanque. É uma questão viva. Recentemente, tenho me dedicado aos estudos sobre como os fatores psicossociais se revelam como possíveis desencadeadores de adoecimento do trabalhador. Uma das formas de evitar essa situação é o rastreamento desses fatores e uma gestão humanizada”, conta a especialista.


A gestão humanizada deve levar em conta e fazer uso de instrumentos e de questionários de rastreamento e de diagnóstico dos fatores psicossociais no trabalho. Dessa forma, é possível desenvolver ações preventivas e de promoção da saúde do trabalhador e de um ambiente (empresa) mais saudável.


Objetividade das empresas versus subjetividade dos trabalhadores


Patrícia lista vários aspectos que se relacionam com situações de exigências enfrentadas ao longo das atividades laborais e podem vir a afetar o indivíduo, entre elas: ritmo no trabalho (grau de autonomia que a pessoa tem acerca do seu tempo e de seu descanso); exigências emocionais; conflitos laborais; conflito entre trabalho e família; recompensa e reconhecimento; significado do trabalho; e satisfação no trabalho.


Ou seja: o conceito de fatores de riscos psicossociais no trabalho está relacionado à interação entre as características objetivas do trabalho e das empresas e as características e percepções subjetivas dos trabalhadores.


No cenário dos anos recentes, de crises políticas e econômicas mundiais e de enfrentamento da pandemia de covid-19, Patrícia conta que foi verificado no Brasil o aumento de desemprego, da informalidade e da precarização do trabalho, o que impacta diretamente a saúde dos trabalhadores.


“A instabilidade econômica, que traz insegurança, e as alterações nos modelos de trabalho, como a adoção do home office, que trouxe mudanças significativas na forma de atuação de muitos profissionais, têm potencial de afetar significativamente a saúde emocional do trabalhador. As alternativas de solução para essa questão é detectar e entender o problema e buscar auxílio profissional o quanto antes, evitando o agravamento”, explica Patrícia.





Sobre Patrícia Pousa


Consultora em Gestão de Pessoas com experiência de 25 anos na alta liderança. Seu foco é atingir uma visão comum de crescimento estratégico por desenvolver novas competências por meio de trilhas de aprendizagem e programas trainees. Com uma das maiores redes de seguidores do LinkedIn, Patrícia compartilha temas sobre carreira, liderança, treinamento e recolocação. Seus principais temas são: Gestão de Pessoas e Liderança Humanizada; Ambiente do Trabalho; Equipes de Alta Performance; Comunicação; Carreira; e Competências Sócio-Emocionais.


www.gombo.com.br/gombers/patricia-pousa


Sobre a Gombo


A Gombo é a primeira agência brasileira especializada em influência, engajamento e projetos especiais exclusivos para o LinkedIn. Uma startup jovem, em atividade desde março de 2021, no entanto que traz um board com grande experiência.


Erih Carneiro é baiano do sertão, meio maratonista, atuou no mercado financeiro por 16 anos e se tornou empreendedor ao fundar a Gombo, onde é Chief Operations Officer (COO). É Mestre e Doutor em Administração, palestrante, escritor e produtor de conteúdo. Em 2022, foi reconhecido LinkedIn Top Voices. Nas redes sociais, aborda temas como Marketing de Influência, ESG e Creator Economy.


Dimitri Vieira é mentor de Storytelling e Marcas Pessoais especializado no LinkedIn, copywriter, criador de conteúdo e apaixonado por música e cinema. Em 2019, foi reconhecido como LinkedIn Top Voice. Na Gombo, atua como Diretor de Conteúdo e, nas redes sociais, aborda temas como Storytelling, Copywriting, Personal Branding, Creator Economy e estratégias de marketing para se tornar referência no LinkedIn.


www.gombo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

Sustentabilidade, empregabilidade e gamificação são os temas em alta no segundo dia do 21° Congresso Internacional de Inovação na Educação

  O segundo dia (02/10) do 21° Congresso Internacional de Inovação na Educação será marcado por discussões que conectam o presente e o futuro da educação, com foco em temas como sustentabilidade, empregabilidade e gamificação. O evento, promovido pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, acontece entre os dias 1 e 3 de outubro e tem como objetivo fomentar reflexões e práticas inovadoras no ensino. Com uma programação híbrida, realizada presencialmente no Recife Expo Center, no Bairro do Recife, e também transmitida online, o congresso amplia o alcance do debate para educadores, estudantes e profissionais de todas as regiões do país. No auditório principal, a programação tem início às 9h com a palestra "Gamificação e Metodologias Ativas: Como conectar tendências e práticas que engajam de verdade", conduzida pela professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e referência em inovação pedagógica, Auxiliadora Padilha. Na sequência, às 10h, é a vez do cientista da computação...

Residências Multiprofissionais Asces-Unita: solicitação de isenção de inscrição termina neste sábado (04)

  O prazo para solicitar isenção na taxa de inscrição dos Programas de Residências Multiprofissionais da Asces-Unita termina neste sábado, 04/10/2025. Este ano, estão sendo ofertadas 56 vagas, sendo 42 para a área de Atenção Básica/Saúde da Família e 14 para Atenção ao Câncer e Cuidados Paliativos, reforçando a tradição da instituição como referência na formação em saúde. A isenção pode ser solicitada por candidatos que atendam aos critérios estabelecidos em edital, tais como estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), ser membro de família de baixa renda e comprovar hipossuficiência de recursos financeiros. Toda a documentação exigida deve ser anexada exclusivamente em formato PDF, no momento da inscrição, pelo site residenciamult.asces-unita.edu.br. O resultado preliminar dos pedidos de isenção será divulgado na quinta, 16/10. Após essa etapa, os candidatos que não tiverem o benefício concedido deverão efetuar o pagamento da inscrição at...