Pular para o conteúdo principal

Enem e o equilíbrio emocional na reta final de preparação

 




 

Quando chega esta época, uma coisa é certa: o Enem está pertinho de acontecer. Este ano, o Exame Nacional do Ensino Médio será realizado nos dias 5 e 12 de novembro. É a reta final da preparação e um misto de sentimentos toma conta dos que vão ser submetidos às provas, principalmente os mais jovens, que muitas vezes, têm que lidar com a pressão dos familiares, além da rotina pesada de estudo e da incerteza do futuro. E agora, o que fazer? No que focar? Como lidar com esse turbilhão de sentimentos, com o medo de não se sair bem e “perder um ano”?

 

Antes de responder a esses questionamentos, vamos usar um exemplo para facilitar a compreensão. Imagina só um atleta de corrida. Para ele alcançar o pódio, além de um condicionamento físico perfeito, ele precisa estar com a saúde em dia também, precisa se alimentar de forma bem regrada, uma dedicação extrema nos treinamentos e, obviamente, saber controlar a pressão, a ansiedade, as cobranças externas, as dores que costumam ser frequentes.

 

Pois é, funciona basicamente da mesma forma com os estudantes que enfrentam verdadeiras maratonas no fim do ano. E a preparação e equilíbrio são a receita do sucesso. Em muitas situações, os jovens focam apenas na preparação, muito por não entenderem a necessidade desse equilíbrio. E aí, com o decorrer do ano de estudos, alguns sintomas começam a ficar em evidência, como o estresse, a ansiedade, a falta de confiança, a dificuldade para absorver os conteúdos, a apresentação episódios de apagão na hora de provas, não conseguir lidar com o tempo, entre outros.

 

Para a neuropsicóloga Érika Lima, “se você, lá no inicinho da preparação, conseguir introduzir um equilíbrio nas suas atividades, tornará o processo mais leve, afinal não é pouco ter que lidar com provas de colégio, vestibulares e o Enem, quase que ao mesmo tempo. É uma verdadeira maratona e maratonistas precisam desse equilíbrio para ter o êxito”. Mas como conseguir o equilíbrio? No início pode até parecer difícil, mas com o decorrer do tempo, as coisas vão se encaixar.

 

Tudo precisa de um ponto de partida e cada um tem seu ritmo e seu jeito. “O ideal seria fazer terapia, justamente para auxiliar na obtenção do equilíbrio emocional e o autoconhecimento, para trabalhar as frustrações e os próprios conflitos, a autoestima, para evitar o estresse e a ansiedade. Como nem todos podem contar com essa possibilidade, oriento a sempre buscarem conversar com pessoas positivas e queridas, o fortalecimento espiritual, se divertirem, fazerem atividades físicas, terem uma boa alimentação, e, sobretudo, descansarem. Afinal, a mente precisa de repouso e essa pausa é mais que necessária, principalmente na reta final dos estudos”, complementa Lima.


 

Imagem: FreePik

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

O Legado de Fátima Quintas: O Tempo, a Cultura e a Escrita - por Marcos Carneiro Xepa

 FELIZ ANIVERSÁRIO! A renomada antropóloga, contista, ensaísta e cronista brasileira. Maria de Fátima de Andrade Quintas, nasceu num período carnavalesco em 28 de fevereiro de 1944, em Recife. Herdou do seu pai, o famoso historiador pernambucano, Amaro Quintas, o hábito de escrever e ler. Formou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco e em pós-graduação em Antropologia Cultural no Instituto de Ciências Sociais e Política Ultramarina, em Lisboa.  Fátima Quintas contribui significativamente para grandeza da literatura e antropologia brasileira. Suas pesquisas em torno das obras de Gilberto Freyre a transformou em uma das mulheres notáveis como pesquisadora e escritora. Em seu pioneirismo acadêmico. Foi a primeira mulher a assumir o cargo de presidente da Academia Pernambucana de Letras de 26 de janeiro de 2012 a 26 de janeiro de 2016, ocupa a cadeira 31 desde 3 de abril de 2003.  Pela sua grandeza literária, destacou-se em várias entrevistas para a m...

Versículos inspiradores

 A vida é cheia de desafios que nos testam a força, a resiliência e a fé. Mas, com a ajuda de Deus, podemos enfrentar esses desafios e sair vitoriosos. "Eu posso todas as coisas em Cristo que me fortalece" (Filipenses 4:13). Essas palavras do apóstolo Paulo nos lembram de que não estamos sozinhos em nossos desafios. Deus está conosco, nos fortalecendo e nos dando a capacidade de superar qualquer obstáculo. Mas, como podemos enfrentar esses desafios? Primeiro, precisamos confiar em Deus e em sua palavra. "Confie no Senhor com todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento" (Provérbios 3:5). Quando confiamos em Deus, podemos ter certeza de que Ele nos guiará e nos dará a sabedoria necessária para tomar as decisões certas. Além disso, precisamos ser perseverantes e não desistir diante das dificuldades. "Sede perseverantes, porque sabeis que a vossa perseverança tem um alvo completo" (Colossenses 4:12). A perseverança é fundamental para superar ...