Pular para o conteúdo principal

FÉRIAS DE JULHO: Mexer no celular no escuro pode prejudicar os olhos e a qualidade do sono dos mais jovens

 Mexer no celular no quarto escuro é um comportamento comum entre os mais jovens. Porém, o hábito pode prejudicar o bom funcionamento dos olhos e a qualidade do sono. O motivo é o esforço excessivo que as pálpebras precisam fazer mais do que o habitual para piscar e lubrificar os olhos devido à secura causada pela claridade das telas dos aparelhos. Além disso, a luminosidade diminui a produção do hormônio do sono, melatonina, dificultando que peguem no sono.

 

Para crianças menores de três anos o impacto é ainda mais intenso, pois o cansaço ocular pode ocasionar o embaçamento da visão. Porém, a nitidez das vistas é necessária para o pleno desenvolvimento dos olhos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBD), é contraindicado às crianças de dois a cinco anos o uso de telas por mais de uma hora por dia.

 

Entre os principais sinais do tempo excessivo em frente às telas estão: visão embaçada ou turva, dor de cabeça e dificuldade para adormecer. Os problemas em decorrência do uso excessivo podem impactar na concentração e, próximo ao retorno das aulas, no desempenho escolar de crianças e adolescentes.

 

De acordo com o oftalmologista e professor do Setor de Córnea do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), Prof. Dr. Sergio Felberg, os pais devem combinar por quanto tempo os filhos podem ficar em frente às telas. “É comum crianças e adolescentes estimarem para menos o tempo que usam os aparelhos, por isso, a importância da vigilância da família”, explica o especialista.

 




Para minimizar os impactos do uso de telas, o ideal é:

 

- Preferir dispositivos com telas grandes;

- Utilizá-los em ambientes bem iluminados;

- Intercalar o tempo de uso com períodos de descanso. O ideal é 20 minutos para cada uma hora em frente às telas. Atenção! Mudar de uma tela para outra não configura descanso; 

- Mudar a distância focal das vistas, por isso, olhar para o horizonte;

- Fazer atividades ao ar livre. 

Sobre o Iamspe


O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe) é o sistema de saúde do servidor público estadual. Com uma rede de assistência própria e credenciada presente em mais de 160 municípios, o Iamspe oferece atendimento a 1,3 milhão de pessoas, entre funcionários públicos estaduais e seus dependentes.


São mais de duas mil opções de atendimento no Estado, incluindo hospitais, clínicas de fisioterapia, médicos e laboratórios de análises clínicas e de imagem, além de postos de atendimentos próprios no interior, os Ceamas, e o Hospital do Servidor Público Estadual, na Capital. O Iamspe é um órgão do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital.


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

O Legado de Fátima Quintas: O Tempo, a Cultura e a Escrita - por Marcos Carneiro Xepa

 FELIZ ANIVERSÁRIO! A renomada antropóloga, contista, ensaísta e cronista brasileira. Maria de Fátima de Andrade Quintas, nasceu num período carnavalesco em 28 de fevereiro de 1944, em Recife. Herdou do seu pai, o famoso historiador pernambucano, Amaro Quintas, o hábito de escrever e ler. Formou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco e em pós-graduação em Antropologia Cultural no Instituto de Ciências Sociais e Política Ultramarina, em Lisboa.  Fátima Quintas contribui significativamente para grandeza da literatura e antropologia brasileira. Suas pesquisas em torno das obras de Gilberto Freyre a transformou em uma das mulheres notáveis como pesquisadora e escritora. Em seu pioneirismo acadêmico. Foi a primeira mulher a assumir o cargo de presidente da Academia Pernambucana de Letras de 26 de janeiro de 2012 a 26 de janeiro de 2016, ocupa a cadeira 31 desde 3 de abril de 2003.  Pela sua grandeza literária, destacou-se em várias entrevistas para a m...

Versículos inspiradores

 A vida é cheia de desafios que nos testam a força, a resiliência e a fé. Mas, com a ajuda de Deus, podemos enfrentar esses desafios e sair vitoriosos. "Eu posso todas as coisas em Cristo que me fortalece" (Filipenses 4:13). Essas palavras do apóstolo Paulo nos lembram de que não estamos sozinhos em nossos desafios. Deus está conosco, nos fortalecendo e nos dando a capacidade de superar qualquer obstáculo. Mas, como podemos enfrentar esses desafios? Primeiro, precisamos confiar em Deus e em sua palavra. "Confie no Senhor com todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento" (Provérbios 3:5). Quando confiamos em Deus, podemos ter certeza de que Ele nos guiará e nos dará a sabedoria necessária para tomar as decisões certas. Além disso, precisamos ser perseverantes e não desistir diante das dificuldades. "Sede perseverantes, porque sabeis que a vossa perseverança tem um alvo completo" (Colossenses 4:12). A perseverança é fundamental para superar ...