Pular para o conteúdo principal

Geração "nem-nem": jovens e adultos que não estudam nem trabalham podem ser um problema para a família

 Segundo levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego sobre a geração “nem-nem”, composta por jovens e adultos que não estão nem trabalhando, nem estudando, o Brasil passou de 4 milhões de pessoas entre 14 e 24 anos nesta situação, no 1º trimestre de 2023, para 5,4 milhões, no mesmo período deste ano.


“Este grupo é dependente de seus pais e rede de suporte, tanto do ponto de vista financeiro como emocional”, diz Filipe Colombini, psicólogo parental e CEO da Equipe AT. “São indivíduos que têm grande dificuldade de conquistar autonomia, independência, de traçar um planejamento de vida e, consequentemente, não conseguem quebrar vínculos com seus pais e caminhar por si próprios”, conclui.


Ainda segundo o psicólogo, essas dificuldades remetem ao histórico da pessoa, já que muitos não recebem, desde a infância, o devido suporte para que possam desenvolver habilidades para conviver em sociedade e se tornarem autônomos, seguindo suas próprias vontades, construindo suas relações, famílias e projetos. “Eles sofrem a ausência de uma rotina ativa enriquecida, tanto a nível pessoal como profissional”, observa Filipe.





Situação causa sofrimento para os pais


Colombini relata que muitos pais o procuram em função da dependência que estes jovens e adultos têm com eles. “Muitos genitores estão em fase de aposentadoria e acabam tendo despesas com estes filhos, que já deveriam ser independentes, o que acarreta problemas financeiros no lar e até mesmo os priva de ter uma velhice plena e saudável”, diz o psicólogo. A situação ainda gera ansiedade entre os genitores, que podem se deparar com pensamentos do tipo “e se eu morrer, quem vai cuidar do meu filho?”, podendo até mesmo levá-los a desenvolver transtornos mentais.

E, ainda, muitos não podem descansar ou fazer planos de viagens, se dedicar aos netos, porque são obrigados a trabalhar para sustentar os filhos.

“Do ponto de vista dos pais, é extremamente desafiador viver com alguém que não vivencia as consequências dos seus próprios comportamentos”, diz Colombini.


Como buscar ajuda?

Conhecido como AT, o Acompanhamento Terapêutico é uma das modalidades de terapia indicadas para situações envolvendo os jovens da geração “nem-nem”. Isso porque os psicólogos que atuam como AT’s desenvolvem um trabalho no ambiente da família, vivenciando as situações do dia a dia, além de realizarem treinamentos parentais. “O AT vai atuar diretamente na rotina do jovem ou adulto, ajudando-o a desenvolver e ativar habilidades que o levem à ação, tanto a âmbito pessoal como profissional”, explica Colombini.

“Vale lembrar que, na medida em que o processo evolui, além de ir se descolando da dependência emocional com os pais, os indivíduos desenvolvem aspectos fundamentais da saúde mental, como autoconhecimento, autoestima e autoconfiança, tripé essencial para buscar propósito na vida”, diz o especialista.

Em tempo: não é incomum que parte destes jovens e adultos desenvolvam diversos transtornos psiquiátricos. Portanto, o Acompanhamento Terapêutico deve acontecer em conjunto com o tratamento psiquiátrico, sempre que necessário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

O Legado de Fátima Quintas: O Tempo, a Cultura e a Escrita - por Marcos Carneiro Xepa

 FELIZ ANIVERSÁRIO! A renomada antropóloga, contista, ensaísta e cronista brasileira. Maria de Fátima de Andrade Quintas, nasceu num período carnavalesco em 28 de fevereiro de 1944, em Recife. Herdou do seu pai, o famoso historiador pernambucano, Amaro Quintas, o hábito de escrever e ler. Formou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco e em pós-graduação em Antropologia Cultural no Instituto de Ciências Sociais e Política Ultramarina, em Lisboa.  Fátima Quintas contribui significativamente para grandeza da literatura e antropologia brasileira. Suas pesquisas em torno das obras de Gilberto Freyre a transformou em uma das mulheres notáveis como pesquisadora e escritora. Em seu pioneirismo acadêmico. Foi a primeira mulher a assumir o cargo de presidente da Academia Pernambucana de Letras de 26 de janeiro de 2012 a 26 de janeiro de 2016, ocupa a cadeira 31 desde 3 de abril de 2003.  Pela sua grandeza literária, destacou-se em várias entrevistas para a m...

Versículos inspiradores

 A vida é cheia de desafios que nos testam a força, a resiliência e a fé. Mas, com a ajuda de Deus, podemos enfrentar esses desafios e sair vitoriosos. "Eu posso todas as coisas em Cristo que me fortalece" (Filipenses 4:13). Essas palavras do apóstolo Paulo nos lembram de que não estamos sozinhos em nossos desafios. Deus está conosco, nos fortalecendo e nos dando a capacidade de superar qualquer obstáculo. Mas, como podemos enfrentar esses desafios? Primeiro, precisamos confiar em Deus e em sua palavra. "Confie no Senhor com todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento" (Provérbios 3:5). Quando confiamos em Deus, podemos ter certeza de que Ele nos guiará e nos dará a sabedoria necessária para tomar as decisões certas. Além disso, precisamos ser perseverantes e não desistir diante das dificuldades. "Sede perseverantes, porque sabeis que a vossa perseverança tem um alvo completo" (Colossenses 4:12). A perseverança é fundamental para superar ...