Pular para o conteúdo principal

Índice de Liberdade Econômica 2024 demonstra estagnação nas unidades da federação

 O Índice de Liberdade Econômica Estadual 2024 (IMLEE), estudo realizado pelo Centro Mackenzie de Liberdade Econômica (Mackliber) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), demonstrou um cenário de estagnação da liberdade econômica nas unidades federativas do Brasil, com média 4,38, a mesma registrada no ano passado. 


“A ideia do Índice, que tem caráter pioneiro, é uma medida numérica para ajudar a entender o ambiente de negócios para empreender, consumir e existir como agente econômico nas unidades da federação”, afirmou o coordenador do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica, professor Vladimir Maciel. 


Baseado na metodologia do Fraser Institute, o estudo avalia em uma escala de zero a dez, sendo zero o pior desempenho e dez o melhor desempenho. Foram avaliados os gastos dos governos subnacionais; a tributação nas unidades federativas; e a regulação e liberdade no mercado de trabalho. 


As cinco primeiras unidades federativas no ranking geral são Espírito Santo, com 5,23, seguido de Rio de Janeiro, Amapá, Paraná e Pará. Os piores índices foram registrados no Piauí, Amazonas, Alagoas, Bahia e Pernambuco, com 3,48, ficando com a última colocação. Foi observado que as regiões Sul e Sudeste possuem maior liberdade econômica, enquanto Norte e Nordeste enfrentam maiores dificuldades. 


O IMLEE apontou, além da estagnação da média, a importância para orientação de políticas públicas, a necessidade em reduzir barreiras à liberdade econômica e os desafios que persistem em tributação e regulamentação trabalhista. 


“Estamos preocupados com a melhoria na liberdade econômica do Brasil, pois maior liberdade econômica significa mais facilidade de geração de atividade econômica, aumento de emprego e renda, além da redução da pobreza”, disse o professor Vladimir Maciel.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

O Legado de Fátima Quintas: O Tempo, a Cultura e a Escrita - por Marcos Carneiro Xepa

 FELIZ ANIVERSÁRIO! A renomada antropóloga, contista, ensaísta e cronista brasileira. Maria de Fátima de Andrade Quintas, nasceu num período carnavalesco em 28 de fevereiro de 1944, em Recife. Herdou do seu pai, o famoso historiador pernambucano, Amaro Quintas, o hábito de escrever e ler. Formou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco e em pós-graduação em Antropologia Cultural no Instituto de Ciências Sociais e Política Ultramarina, em Lisboa.  Fátima Quintas contribui significativamente para grandeza da literatura e antropologia brasileira. Suas pesquisas em torno das obras de Gilberto Freyre a transformou em uma das mulheres notáveis como pesquisadora e escritora. Em seu pioneirismo acadêmico. Foi a primeira mulher a assumir o cargo de presidente da Academia Pernambucana de Letras de 26 de janeiro de 2012 a 26 de janeiro de 2016, ocupa a cadeira 31 desde 3 de abril de 2003.  Pela sua grandeza literária, destacou-se em várias entrevistas para a m...

Versículos inspiradores

 A vida é cheia de desafios que nos testam a força, a resiliência e a fé. Mas, com a ajuda de Deus, podemos enfrentar esses desafios e sair vitoriosos. "Eu posso todas as coisas em Cristo que me fortalece" (Filipenses 4:13). Essas palavras do apóstolo Paulo nos lembram de que não estamos sozinhos em nossos desafios. Deus está conosco, nos fortalecendo e nos dando a capacidade de superar qualquer obstáculo. Mas, como podemos enfrentar esses desafios? Primeiro, precisamos confiar em Deus e em sua palavra. "Confie no Senhor com todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento" (Provérbios 3:5). Quando confiamos em Deus, podemos ter certeza de que Ele nos guiará e nos dará a sabedoria necessária para tomar as decisões certas. Além disso, precisamos ser perseverantes e não desistir diante das dificuldades. "Sede perseverantes, porque sabeis que a vossa perseverança tem um alvo completo" (Colossenses 4:12). A perseverança é fundamental para superar ...