Pular para o conteúdo principal

Abril Azul: 5 benefícios do esporte para pessoas diagnosticadas com TEA

 


A prática de atividades físicas pode ser uma grande aliada no desenvolvimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além de promover benefícios físicos, como melhora da coordenação motora, o esporte também contribui para o bem-estar emocional, a socialização e o aumento da autoestima. Com as adaptações corretas e o olhar atento dos profissionais, o exercício físico pode se transformar em um espaço de inclusão e crescimento para crianças, jovens e adultos diagnosticados.

 

De acordo com o profissional de Educação Física e professor do curso da UNINASSAU Rio de Janeiro, Carlos Lopes, os benefícios são diversos. “Além da melhora das capacidades físicas, essas práticas regulares auxiliam para uma melhor qualidade de vida à pessoa com autismo, melhorando seu convívio social, interação com outras pessoas e sua regulação”, explica.

 



Confira cinco maneiras de como o esporte pode ajudar:

 

1. Coordenação motora e desenvolvimento físico

Exercícios regulares contribuem para o fortalecimento muscular, equilíbrio e coordenação motora — aspectos que, muitas vezes, são comprometidos em pessoas com TEA.

 

2. Comunicação e interação social

A prática esportiva estimula o convívio em grupo, promovendo a interação e a construção de vínculos. “A inserção em práticas de exercícios e esportes além de propiciarem resultados positivos em relação às habilidades motoras básicas, também geram efeitos em aspectos comportamentais, colaborando para o aumento da convivência social”, afirma o profissional.

 

3. Bem-estar emocional e redução da ansiedade

Durante a atividade física, o corpo libera substâncias como a endorfina, que estão diretamente ligadas à sensação de prazer e relaxamento. “A prática esportiva ou a realização de exercícios físicos contribuem para liberação de neurotransmissores que podem auxiliar no humor e nas condições emocionais”, explica.

 

4. Inclusão e autoestima

Participar de atividades esportivas, especialmente quando bem adaptadas, permite que a pessoa autista se sinta incluída e valorizada, aumentando sua confiança e autoestima.

 

5. Adaptação às necessidades individuais

O sucesso da prática esportiva depende do planejamento. “O primordial é considerar as potencialidades do indivíduo e fornecer práticas que atendam às necessidades de cada pessoa”, diz o profissional. Além disso, ele orienta que o ambiente seja acolhedor, com estímulos na medida certa, linguagem simples, uso de recursos visuais e atenção às comunicações não verbais.

 

Com cuidado e orientação adequada, o esporte pode se tornar um grande aliado no dia a dia de pessoas com autismo, promovendo bem-estar, inclusão e desenvolvimento.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

Versículos inspiradores

 A vida é cheia de desafios que nos testam a força, a resiliência e a fé. Mas, com a ajuda de Deus, podemos enfrentar esses desafios e sair vitoriosos. "Eu posso todas as coisas em Cristo que me fortalece" (Filipenses 4:13). Essas palavras do apóstolo Paulo nos lembram de que não estamos sozinhos em nossos desafios. Deus está conosco, nos fortalecendo e nos dando a capacidade de superar qualquer obstáculo. Mas, como podemos enfrentar esses desafios? Primeiro, precisamos confiar em Deus e em sua palavra. "Confie no Senhor com todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento" (Provérbios 3:5). Quando confiamos em Deus, podemos ter certeza de que Ele nos guiará e nos dará a sabedoria necessária para tomar as decisões certas. Além disso, precisamos ser perseverantes e não desistir diante das dificuldades. "Sede perseverantes, porque sabeis que a vossa perseverança tem um alvo completo" (Colossenses 4:12). A perseverança é fundamental para superar ...

Jovens Batistas de Caruaru-PE se reúnem e celebram a unidade cristã

  Buscar a unidade da Igreja. Esse é um dos propósitos visíveis da programação do mês da Juventude Batista no município de Caruaru-PE. Ao contrário do que ocorreu em anos anteriores, nos quais cada igreja local elaborou um calendário próprio de atividades, neste ano as Juventudes se uniram e formaram um grande grupo, que percorrerá as diversas igrejas da denominação que estão situadas na cidade. A programação segue o mote do Mês da Juventude da Convenção Batista Brasileira: “O extraordinário em nós”. Porém, a magnitude da proposta extravasará o mês de agosto e seguirá até novembro, podendo gerar impactos positivos a serem vistos a longo prazo. O ‘ponto de partida’ da agenda ocorreu no sábado (02/08), na Igreja Batista Emanuel em Caruaru (Ibec). O templo tornou-se pequeno para comportar mais de 100 jovens, que se fizeram presentes no local com o intuito de louvar e exaltar ao Senhor Deus, bem como para refletir sobre a graça divina, que se manifesta em cada detalhe da vida. O c...