Pular para o conteúdo principal

Como a simbologia das histórias e personagens influenciam na personalidade das crianças

 



Muitos são os processos de construção que influenciam na individualidade de uma criança. Para a psicopedagoga e escritora infantil Paula Furtado, a literatura infantil, com o seu poder educativo e terapêutico, faz parte dessa formação ao apresentar valores, normas sociais e emoções, pois permite que a criança projete seus sentimentos e entenda melhor a realidade ao seu redor. “Os contos funcionam como espelhos e janelas para as crianças. São espelhos porque refletem suas emoções e experiências, ajudando-as a nomear e compreender o que sentem. E são janelas porque as transportam para outras realidades e ampliam sua visão de mundo e sua capacidade de empatia”, explica Paula.


Fábulas, mitos, parábolas, lendas ou histórias populares dialogam diferentes aspectos do desenvolvimento humano, e a grande força terapêutica dos contos está em sua simbologia. “Crianças pequenas, muitas vezes, ainda não conseguem nomear suas emoções, mas conseguem se identificar com os personagens e as situações narradas. Um monstro pode representar um medo interno, uma floresta escura pode simbolizar uma fase de insegurança, um herói solitário pode refletir um sentimento de abandono ou busca por pertencimento. Ao ouvir e recontar essas histórias, a criança encontra uma maneira de expressar aquilo que sente sem precisar verbalizar diretamente”, enfatiza Paula.


Leitura


O diálogo com os filhos é uma oportunidade de fortalecer os laços afetivos e, na leitura, é possível incluir diversos temas que tocam aspectos profundos da psique infantil. E isso promove um crescimento emocional que pode ser levado para a vida adulta.


Como exemplo, a obra Contos da Carochinha com a Turma da Mônica, escrito pela própria Paula Furtado, adapta contos tradicionais para uma linguagem mais acessível utilizando os personagens de Mauricio de Sousa; e o Era Uma Vez – Aprendendo Português, também da escritora, que apresenta os contos de fadas de forma mais próxima a dos originais, voltado a crianças a partir de 10 anos, que já têm um maior entendimento das narrativas clássicas e podem explorar suas simbologias com mais profundidade.


Ambiente escolar


Em sala de aula, educadores podem explorar com os alunos alguns contos clássicos que apresentam, em sua estrutura, momentos de dificuldade e transformação, o que a ajuda a criança a entender que os desafios fazem parte do crescimento. Paula cita alguns clássicos:


O Patinho Feio - Hans Christian Andersen. Ensina que cada indivíduo tem seu próprio tempo de desenvolvimento e que a aparência inicial não define o valor de ninguém.

Cinderela - Charles Perrault. Trabalha a resiliência, trata da inveja representada pelas irmãs más que tentam impedir o crescimento da princesa.

A Bela e a Fera - Gabrielle-Suzanne Barbot. Reforça a capacidade de superar as adversidades e a importância de enxergar além das aparências.

João e Maria - Irmãos Explora questões como abandono, rejeição e compulsão alimentar.

Branca de Neve - Irmãos Aborda a vaidade exacerbada e as consequências do narcisismo. A madrasta, obcecada pela própria beleza, ensina às crianças como a inveja e a busca por uma perfeição ilusória podem ser destrutivas.

“Por meio dos contos, as crianças também entendem que o herói nunca começa forte e preparado, ele precisa enfrentar obstáculos, errar, tentar de novo e viver situações que podem ser desafiadoras na vida real e ajudam a formar sua personalidade”, finaliza Paula. 


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

Versículos inspiradores

 A vida é cheia de desafios que nos testam a força, a resiliência e a fé. Mas, com a ajuda de Deus, podemos enfrentar esses desafios e sair vitoriosos. "Eu posso todas as coisas em Cristo que me fortalece" (Filipenses 4:13). Essas palavras do apóstolo Paulo nos lembram de que não estamos sozinhos em nossos desafios. Deus está conosco, nos fortalecendo e nos dando a capacidade de superar qualquer obstáculo. Mas, como podemos enfrentar esses desafios? Primeiro, precisamos confiar em Deus e em sua palavra. "Confie no Senhor com todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento" (Provérbios 3:5). Quando confiamos em Deus, podemos ter certeza de que Ele nos guiará e nos dará a sabedoria necessária para tomar as decisões certas. Além disso, precisamos ser perseverantes e não desistir diante das dificuldades. "Sede perseverantes, porque sabeis que a vossa perseverança tem um alvo completo" (Colossenses 4:12). A perseverança é fundamental para superar ...

Jovens Batistas de Caruaru-PE se reúnem e celebram a unidade cristã

  Buscar a unidade da Igreja. Esse é um dos propósitos visíveis da programação do mês da Juventude Batista no município de Caruaru-PE. Ao contrário do que ocorreu em anos anteriores, nos quais cada igreja local elaborou um calendário próprio de atividades, neste ano as Juventudes se uniram e formaram um grande grupo, que percorrerá as diversas igrejas da denominação que estão situadas na cidade. A programação segue o mote do Mês da Juventude da Convenção Batista Brasileira: “O extraordinário em nós”. Porém, a magnitude da proposta extravasará o mês de agosto e seguirá até novembro, podendo gerar impactos positivos a serem vistos a longo prazo. O ‘ponto de partida’ da agenda ocorreu no sábado (02/08), na Igreja Batista Emanuel em Caruaru (Ibec). O templo tornou-se pequeno para comportar mais de 100 jovens, que se fizeram presentes no local com o intuito de louvar e exaltar ao Senhor Deus, bem como para refletir sobre a graça divina, que se manifesta em cada detalhe da vida. O c...