Pular para o conteúdo principal

Curta-metragem “A Voz é Feminina” celebra as mulheres que fazem o forró pulsar no Agreste pernambucano

 



O protagonismo feminino no forró é o fio condutor do documentário “A Voz é Feminina”, curta-metragem com previsão de estreia ainda em 2025. Gravado no Agreste pernambucano, o filme tem roteiro e direção de Wanessa Pimentel, com co-direção de Pedro Fillipe, e busca lançar luz sobre a trajetória de três artistas que, com suas vozes e suas histórias, mantêm o forró vivo, potente e cheio de emoção: Renilda Cardoso, Leonora Moreno e a dupla Socorro & Mazé.


A escolha das protagonistas foi feita com cuidado e propósito. A ideia era reunir artistas com carreiras sólidas, com vivências profundas dentro do universo forrozeiro e que, ao longo dos anos, ajudaram a fortalecer o gênero com talento, resistência e muito amor pela cultura popular. “São mulheres que carregam o forró na voz, no corpo e na história. Contar sobre elas é também contar sobre o Nordeste, sobre o Brasil, sobre a luta por espaço e reconhecimento dentro de um cenário historicamente masculino”, complementa Wanessa Pimentel.


Para a diretora, que também assina o roteiro, realizar um projeto como esse tem um significado especial. Mulher, nordestina e filha do Agreste, ela destaca que “A Voz é Feminina é um compromisso afetivo e político com histórias que tantas vezes ficam invisibilizadas. O forró para essas mulheres é sentido de vida, mas é também fonte de renda, meio de trabalho. Quisemos mostrar ao público a poesia desse cotidiano.”, afirma. 


Com cerca de 17 minutos de duração, o curta acompanha o cotidiano dessas mulheres, mergulha em suas rotinas, revisita momentos marcantes de suas carreiras e, claro, encerra com um bom forró. Além das entrevistas e das cenas de performances, o curta aposta numa linguagem sensível, que valoriza os detalhes do dia a dia das personagens e uma montagem que costura as falas com momentos contemplativos e musicais. 


“Desde o primeiro contato com o projeto, eu sabia que seria um trabalho especial. A fotografia foi pensada para criar uma atmosfera íntima e respeitosa, que deixasse o público sentir de perto a força, a leveza e a emoção dessas mulheres. Foi uma experiência muito rica, tanto técnica quanto afetivamente”, destaca o co-diretor e diretor de fotografia, Pedro Fillipe. 


Produção regional com olhar contemporâneo

O filme é uma realização da Noize Audiovisual e da Dáblio_3, duas produtoras sediadas no Agreste pernambucano que vêm se consolidando por trazer um olhar contemporâneo e inovador para o audiovisual da região. As duas empresas já estiveram juntas em produções como o curta-metragem “Quando a Quarta-feira Chegar”, que conta a história do Patrimônio Vivo de Pernambuco Lula Vassoureiro, e a série “Caruaru em Acordes”, que explora a diversidade musical da cidade, com estreia prevista para o próximo semestre.


“A Voz é Feminina” conta com incentivo da Secretaria de Cultura do Governo de Pernambuco e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

Versículos inspiradores

 A vida é cheia de desafios que nos testam a força, a resiliência e a fé. Mas, com a ajuda de Deus, podemos enfrentar esses desafios e sair vitoriosos. "Eu posso todas as coisas em Cristo que me fortalece" (Filipenses 4:13). Essas palavras do apóstolo Paulo nos lembram de que não estamos sozinhos em nossos desafios. Deus está conosco, nos fortalecendo e nos dando a capacidade de superar qualquer obstáculo. Mas, como podemos enfrentar esses desafios? Primeiro, precisamos confiar em Deus e em sua palavra. "Confie no Senhor com todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento" (Provérbios 3:5). Quando confiamos em Deus, podemos ter certeza de que Ele nos guiará e nos dará a sabedoria necessária para tomar as decisões certas. Além disso, precisamos ser perseverantes e não desistir diante das dificuldades. "Sede perseverantes, porque sabeis que a vossa perseverança tem um alvo completo" (Colossenses 4:12). A perseverança é fundamental para superar ...

Jovens Batistas de Caruaru-PE se reúnem e celebram a unidade cristã

  Buscar a unidade da Igreja. Esse é um dos propósitos visíveis da programação do mês da Juventude Batista no município de Caruaru-PE. Ao contrário do que ocorreu em anos anteriores, nos quais cada igreja local elaborou um calendário próprio de atividades, neste ano as Juventudes se uniram e formaram um grande grupo, que percorrerá as diversas igrejas da denominação que estão situadas na cidade. A programação segue o mote do Mês da Juventude da Convenção Batista Brasileira: “O extraordinário em nós”. Porém, a magnitude da proposta extravasará o mês de agosto e seguirá até novembro, podendo gerar impactos positivos a serem vistos a longo prazo. O ‘ponto de partida’ da agenda ocorreu no sábado (02/08), na Igreja Batista Emanuel em Caruaru (Ibec). O templo tornou-se pequeno para comportar mais de 100 jovens, que se fizeram presentes no local com o intuito de louvar e exaltar ao Senhor Deus, bem como para refletir sobre a graça divina, que se manifesta em cada detalhe da vida. O c...