Pular para o conteúdo principal

Tempo de morte contestável: perita aponta limitações na autópsia de Juliana Marins

 



Nesta sexta-feira (27/06), autoridades da Indonésia divulgaram os resultados da autópsia da brasileira Juliana Marins, que faleceu após cair enquanto escalava o Monte Rinjani, o segundo vulcão mais alto do país. O laudo aponta que Juliana teria morrido cerca de 20 minutos após sofrer ferimentos traumáticos, tempo contestado por uma perita que atuou na Polícia Científica do Paraná, em razão das limitações periciais na determinação do tempo de morte.


De acordo com a médica Caroline Daitx, especialista em medicina legal e perícia médica, essa estimativa de 20 minutos não pode ser considerada definitiva, pois envolve diversas variáveis que extrapolam os achados anatomopatológicos. “As imagens de drone divulgadas mostram que Juliana ainda apresentava movimentação corporal e estava sentada após a primeira queda, o que indica que houve sobrevida após o evento inicial. Além disso, há indícios de que a vítima tenha sofrido várias quedas, o que impede a diferenciação precisa entre os ferimentos causados em cada uma delas”.


Segundo a especialista, atribuir o tempo de morte a partir de um único ferimento ou da ausência de determinadas lesões, como hérnia cerebral, pode induzir a erro. “A cronotanatognose, estudo do tempo de morte, é um campo com margem de incerteza significativa, especialmente em cenários extremos como este”, afirma a perita.


Outro ponto importante destacado é o efeito da hipotermia, que não pode ser descartado como fator concorrente. “A hipotermia pode não apresentar sinais externos evidentes, como necrose em extremidades, especialmente se o corpo evoluiu rapidamente para o óbito ou se foi protegido parcialmente por roupas ou abrigo”, explica a médica.


“Além disso, o corpo foi localizado quatro dias após a queda, em uma região de difícil acesso e baixa temperatura, mas que, paradoxalmente, já apresentava sinais de decomposição mesmo com as condições ambientais de altitude e frio, o que compromete a interpretação de alguns achados na necropsia”, enfatiza.


Daitx reforça que é preciso cautela ao interpretar dados periciais em público. “A família tem direito à busca por esclarecimentos, mas as conclusões devem respeitar os limites científicos e as variáveis complexas envolvidas em casos de morte em ambiente natural hostil”, conclui. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

O Legado de Fátima Quintas: O Tempo, a Cultura e a Escrita - por Marcos Carneiro Xepa

 FELIZ ANIVERSÁRIO! A renomada antropóloga, contista, ensaísta e cronista brasileira. Maria de Fátima de Andrade Quintas, nasceu num período carnavalesco em 28 de fevereiro de 1944, em Recife. Herdou do seu pai, o famoso historiador pernambucano, Amaro Quintas, o hábito de escrever e ler. Formou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco e em pós-graduação em Antropologia Cultural no Instituto de Ciências Sociais e Política Ultramarina, em Lisboa.  Fátima Quintas contribui significativamente para grandeza da literatura e antropologia brasileira. Suas pesquisas em torno das obras de Gilberto Freyre a transformou em uma das mulheres notáveis como pesquisadora e escritora. Em seu pioneirismo acadêmico. Foi a primeira mulher a assumir o cargo de presidente da Academia Pernambucana de Letras de 26 de janeiro de 2012 a 26 de janeiro de 2016, ocupa a cadeira 31 desde 3 de abril de 2003.  Pela sua grandeza literária, destacou-se em várias entrevistas para a m...

Versículos inspiradores

 A vida é cheia de desafios que nos testam a força, a resiliência e a fé. Mas, com a ajuda de Deus, podemos enfrentar esses desafios e sair vitoriosos. "Eu posso todas as coisas em Cristo que me fortalece" (Filipenses 4:13). Essas palavras do apóstolo Paulo nos lembram de que não estamos sozinhos em nossos desafios. Deus está conosco, nos fortalecendo e nos dando a capacidade de superar qualquer obstáculo. Mas, como podemos enfrentar esses desafios? Primeiro, precisamos confiar em Deus e em sua palavra. "Confie no Senhor com todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento" (Provérbios 3:5). Quando confiamos em Deus, podemos ter certeza de que Ele nos guiará e nos dará a sabedoria necessária para tomar as decisões certas. Além disso, precisamos ser perseverantes e não desistir diante das dificuldades. "Sede perseverantes, porque sabeis que a vossa perseverança tem um alvo completo" (Colossenses 4:12). A perseverança é fundamental para superar ...