Pular para o conteúdo principal

Tradições juninas fazem bem à saúde mental, apontam especialistas

 


As festas juninas não aquecem apenas com suas fogueiras e comidas típicas. Elas também aquecem o coração e fazem bem à saúde mental. Em um período do ano marcado pelo frio e, muitas vezes, pelo isolamento emocional, o reencontro com as tradições culturais pode ser uma importante fonte de bem-estar. Especialistas destacam que eventos como os das festas juninas estimulam boas emoções, fortalecem vínculos sociais e resgatam memórias afetivas da infância, o que colabora diretamente para a melhora do humor e o alívio de sintomas como ansiedade e depressão.


Segundo a psicóloga Alexsandra Lins, coordenadora do Núcleo de Experiência do Discente da Afya Jaboatão, momentos de alegria coletiva, como dançar quadrilha, ouvir forró e participar de eventos comunitários, ativam áreas do cérebro ligadas ao prazer. “A festa junina desperta nas pessoas um sentimento de pertencimento e de identidade cultural, o que reforça os laços sociais e contribui para uma sensação maior de acolhimento e conexão”, afirma.


De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é um dos países com o maior número de casos de ansiedade no mundo, já tendo liderado esse ranking recentemente. Diante disso, vivenciar atividades culturais coletivas pode funcionar como uma espécie de cuidado emocional. Participar das festividades, mesmo de forma simples, estimula a liberação de substâncias como serotonina e dopamina, neurotransmissores ligados à sensação de bem-estar.


“Rir, dançar e compartilhar momentos com outras pessoas é mais do que lazer. São atitudes que ativam o sistema nervoso parassimpático, responsável pela sensação de relaxamento e equilíbrio. Ou seja, estar em grupo e se divertir também é cuidar da mente”, complementa Alexsandra.


Entre as principais recomendações para quem enfrenta momentos difíceis, a psicóloga destaca que o São João pode ser um convite gentil para sair da rotina e buscar conexões significativas. “Não é preciso estar em grandes festas. Às vezes, reunir amigos para comer uma canjica ou escutar uma boa música já é suficiente para despertar memórias afetivas e trazer mais leveza aos dias”, conclui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

O Legado de Fátima Quintas: O Tempo, a Cultura e a Escrita - por Marcos Carneiro Xepa

 FELIZ ANIVERSÁRIO! A renomada antropóloga, contista, ensaísta e cronista brasileira. Maria de Fátima de Andrade Quintas, nasceu num período carnavalesco em 28 de fevereiro de 1944, em Recife. Herdou do seu pai, o famoso historiador pernambucano, Amaro Quintas, o hábito de escrever e ler. Formou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco e em pós-graduação em Antropologia Cultural no Instituto de Ciências Sociais e Política Ultramarina, em Lisboa.  Fátima Quintas contribui significativamente para grandeza da literatura e antropologia brasileira. Suas pesquisas em torno das obras de Gilberto Freyre a transformou em uma das mulheres notáveis como pesquisadora e escritora. Em seu pioneirismo acadêmico. Foi a primeira mulher a assumir o cargo de presidente da Academia Pernambucana de Letras de 26 de janeiro de 2012 a 26 de janeiro de 2016, ocupa a cadeira 31 desde 3 de abril de 2003.  Pela sua grandeza literária, destacou-se em várias entrevistas para a m...

Versículos inspiradores

 A vida é cheia de desafios que nos testam a força, a resiliência e a fé. Mas, com a ajuda de Deus, podemos enfrentar esses desafios e sair vitoriosos. "Eu posso todas as coisas em Cristo que me fortalece" (Filipenses 4:13). Essas palavras do apóstolo Paulo nos lembram de que não estamos sozinhos em nossos desafios. Deus está conosco, nos fortalecendo e nos dando a capacidade de superar qualquer obstáculo. Mas, como podemos enfrentar esses desafios? Primeiro, precisamos confiar em Deus e em sua palavra. "Confie no Senhor com todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento" (Provérbios 3:5). Quando confiamos em Deus, podemos ter certeza de que Ele nos guiará e nos dará a sabedoria necessária para tomar as decisões certas. Além disso, precisamos ser perseverantes e não desistir diante das dificuldades. "Sede perseverantes, porque sabeis que a vossa perseverança tem um alvo completo" (Colossenses 4:12). A perseverança é fundamental para superar ...