Pular para o conteúdo principal

Culpa parental: como a pressão por um julho perfeito pode afetar a saúde mental dos pais

 O mês de julho, marcado pelas férias escolares, é um período que costuma gerar entusiasmo nas crianças, mas que pode representar uma grande fonte de estresse para pais, mães e outros cuidadores. Isso acontece, segundo a psicóloga Mariana Pinheiro, da Holiste Psiquiatria, por conta da chamada “culpa parental”, um sentimento que afeta pessoas que exercem o papel de cuidado quando se veem pressionadas a atender expectativas sociais em relação à criação dos filhos.


“A expressão ‘culpa parental’ se refere a um sentimento comum em mães, pais, avós ou outras pessoas de cuidado quando se questionam ou são cobrados sobre atender ideais de dedicação e desempenho no cuidado das crianças. Essa cobrança pode surgir, por exemplo, quando uma mãe é julgada por estar em um evento social sem os filhos. Ela está profundamente ligada a papéis sociais e de gênero”, explica a psicóloga. Durante as férias escolares, esse sentimento tende a se intensificar, já que as crianças ficam em casa por mais tempo, e os cuidadores se sentem pressionados a apresentar uma rotina divertida e produtiva para os filhos, muitas vezes, além de suas possibilidades reais de tempo, energia ou orçamento.


A pressão por oferecer um julho perfeito, repleto de atividades e momentos inesquecíveis, pode gerar frustração, cansaço e até sentimentos de fracasso. “O que deveria ser um período de leveza e prazer entre a família pode se tornar motivo de angústia. Os cuidadores se cobram para oferecer experiências grandiosas, o que ultrapassa seus próprios limites. Isso impacta a convivência familiar e os vínculos afetivos”, alerta Mariana.


O cenário se agrava com o efeito das redes sociais, que estimulam comparações constantes entre famílias. “Vivemos em uma sociedade altamente competitiva, em que o que é postado vira sinônimo de sucesso e bem-estar. Pais e mães acabam se sentindo pequenos por não conseguirem proporcionar aos filhos as mesmas experiências ou bens que os colegas mostram online. Isso alimenta a autocobrança e mina a autoestima dos cuidadores”, afirma.


Mas afinal, o que realmente importa para as crianças nesse período? A psicóloga é categórica: o essencial não está no valor das experiências, mas na qualidade da presença. “As crianças precisam de tempo e atenção. Mesmo que esse tempo não seja extenso, ele precisa ser verdadeiro, disponível, de escuta e afeto. É isso que constrói vínculos duradouros e memórias afetivas”.


Mariana lembra que não é necessário gastar muito ou planejar viagens para fortalecer a relação com os filhos. Brincadeiras simples, uma tarde assistindo filmes, cozinhar juntos ou até mesmo permitir momentos de ócio e descanso são estratégias valiosas. “A rotina livre de tarefas e a possibilidade de experimentar o tédio são importantes para o desenvolvimento da criatividade, da autonomia e da capacidade de lidar com frustrações”, destaca.


Para a psicóloga, cada família precisa encontrar sua própria forma de viver bem esse tempo, respeitando limites e priorizando o vínculo. “Nem sempre é possível fazer tudo. Mas é possível fazer algo significativo. O mais importante é a disponibilidade emocional para estar com a criança, mesmo em momentos simples. Isso é o que realmente fica na memória e no coração delas”.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

Versículos inspiradores

 A vida é cheia de desafios que nos testam a força, a resiliência e a fé. Mas, com a ajuda de Deus, podemos enfrentar esses desafios e sair vitoriosos. "Eu posso todas as coisas em Cristo que me fortalece" (Filipenses 4:13). Essas palavras do apóstolo Paulo nos lembram de que não estamos sozinhos em nossos desafios. Deus está conosco, nos fortalecendo e nos dando a capacidade de superar qualquer obstáculo. Mas, como podemos enfrentar esses desafios? Primeiro, precisamos confiar em Deus e em sua palavra. "Confie no Senhor com todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento" (Provérbios 3:5). Quando confiamos em Deus, podemos ter certeza de que Ele nos guiará e nos dará a sabedoria necessária para tomar as decisões certas. Além disso, precisamos ser perseverantes e não desistir diante das dificuldades. "Sede perseverantes, porque sabeis que a vossa perseverança tem um alvo completo" (Colossenses 4:12). A perseverança é fundamental para superar ...

CONVITE - UPH CATENDE

  A União Presbiteriana de Homens (UPH) da igreja evangélica Presbiteriana de CATENDE tem a sublime honra de convidar os irmãos, seus familiares, amigos e o povo em geral para a festa de aniversário em comemoração aos 59 anos da (UPH), cujo tema será " Igreja na Contramão do Mundo".