DIA DOS AVÓS - 26 DE JULHO Com maior expectativa de vida e um salto de qualidade, rotina dos avós em 2025 é bem diferente de décadas atrás
Em 1980 a expectativa de vida ao nascer média do brasileira era de apenas 62,6 anos, com tantos avanços na medicina e na qualidade de vida das pessoas, com o passar das décadas, alcançamos a marca de 76,4 anos em 2023, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E não é somente um aumento em números, o cenário reflete um aumento de longevidade com qualidade e ânimo para sonhar e realizar.
O impacto se observa também na composição da População em Idade Ativa (PIA). A participação dos 60+ na PIA saltou de 15% para 20% no mesmo período. Atualmente, um quinto da população brasileira em idade para trabalhar é composta pelo grupo 60+. O número de idosos ocupados cresceu 68,9%, passando de 5,1 milhões em 2012 para 8,6 milhões em 2024 — um acréscimo de 3,5 milhões de pessoas.
O grupo dos 60+ tem sido chamado de Geração Prateada, um termo que faz alusão aos cabelos grisalhos, mas destaca que, ao contrário de estereótipos antigos que associavam o envelhecimento à inatividade ou à dependência, esta geração é marcada por um perfil mais saudável, engajado e consumidor. Muitos que já são avós nesta fase continuam trabalhando, estudando, viajando, cuidando da saúde e se conectando com novas tecnologias.
No mercado de trabalho, a experiência, a sabedoria, o equilíbrio e a solidez deste público, é valorizado por várias empresas, como o Grupo Soares, que tem entre suas operações a rede de lojas de materiais de construção Irmãos Soares e a Essence Acabamentos. Só na Irmãos Soares 12% dos profissionais têm mais de 60 anos, são mais de 50 colaboradores acima dos 60 e boa parte deles são avós e celebram o Dia dos Avós, neste sábado, 26 de julho.
Segundo o gerente Gente e Gestão, Kleuber Naves de Ávila, a empresa investe e valoriza a geração prateada por acreditar que a experiência e a sabedoria acumuladas ao longo de suas carreiras são um ativo inestimável, enriquecendo as operações e o processo decisório. “Essa vivência prática é crucial para a transmissão da nossa cultura e atua como uma mentoria natural para as novas gerações”, pontua o gestor.
Além disso, Kleuber Naves, observa que os colaboradores avós, ou 60+, demonstram um alto grau de comprometimento, responsabilidade e resiliência, contribuindo consistentemente para a excelência e qualidade no atendimento. ”Para nós, incluir esse público é também uma questão de responsabilidade social e alinhamento com o princípio de que o talento e a capacidade de contribuição transcendem a idade, promovendo um ambiente onde todos têm oportunidades de desenvolvimento”, avalia ele.
O profissional destaca que a política de recrutamento da empresa é intrinsecamente inclusiva, o que significa que sempre consideram todos os perfis em nossas seleções, sem distinção de idade. “Aqui a idade não é um limite, mas um valor que celebramos e buscamos integrar em cada novo capítulo da nossa história”, afirma. .
Comentários
Postar um comentário