Pular para o conteúdo principal

Opinião | Dia do Escritor: como celebrar as letras em um país que pouco lê? - por Jénerson Alves

 "Não leio." Essa foi a resposta de muitos estudantes a uma pergunta sobre suas preferências literárias, em um questionário que realizei há algum tempo, em uma das escolas por onde lecionei. Isso reflete uma realidade nacional. A última edição da pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil" mostrou que 53% da população brasileira se declara "não-leitora", ou seja, não possui o hábito de ler regularmente. Tal cenário, a um tempo, gera lamento e inspira mudanças. 


A reflexão sobre a leitura adquire novos contornos ao levar-se em conta que em 25 de julho é comemorado o Dia Nacional do Escritor. Essa data, escolhida em 1960 pelo ex-ministro da Educação e Cultura, Paulo Penido, tem como objetivo celebrar os grandes talentos da literatura brasileira. Neste contexto, eclode a indagação: como celebrar as letras em um país que lê pouco?


Essa pergunta não possui uma resposta simples, mas aponta para a necessidade de ampliar a população leitora. Talvez um dos caminhos seja apostar na variedade de suportes literários. Para além do formato clássico do livro físico, a digitalização tem gerado um impacto significativo na relação entre o leitor e as obras. Por exemplo, os livros podem estar presentes em celulares e tablets, seja em formato pdf, seja como faixas de áudio.


Dados da Global View Research preveem um crescimento anual de 25% no mercado de audiolivros. Embora a forma tenha sua importância, o foco no conteúdo poderá conectar mais leitores ao vasto universo da leitura. É o gosto pelo saber que precisa ser ativado, sobretudo nas crianças e adolescentes - ressaltando que cada geração possui suas peculiaridades quanto às formas de aprender. 


Celebrar as letras é estimular o (auto)conhecimento, logo, um exercício que conduz à liberdade. Ensina-nos o padre Vieira que, assim como conviver com pessoas virtuosas gera hábitos virtuosos, ler bons livros gera bons aprendizados. A partir da leitura, diz-nos Vieira, "forma-se o espírito, nutre-se a alma com bons pensamentos; e o coração vem por fim a experimentar um prazer tão agradável que não há nada com que se compare; e só o sabe avaliar quem chegou a ter a fortuna de o possuir."


Jénerson Alves é professor de Língua Portuguesa, poeta e jornalista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

O Legado de Fátima Quintas: O Tempo, a Cultura e a Escrita - por Marcos Carneiro Xepa

 FELIZ ANIVERSÁRIO! A renomada antropóloga, contista, ensaísta e cronista brasileira. Maria de Fátima de Andrade Quintas, nasceu num período carnavalesco em 28 de fevereiro de 1944, em Recife. Herdou do seu pai, o famoso historiador pernambucano, Amaro Quintas, o hábito de escrever e ler. Formou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco e em pós-graduação em Antropologia Cultural no Instituto de Ciências Sociais e Política Ultramarina, em Lisboa.  Fátima Quintas contribui significativamente para grandeza da literatura e antropologia brasileira. Suas pesquisas em torno das obras de Gilberto Freyre a transformou em uma das mulheres notáveis como pesquisadora e escritora. Em seu pioneirismo acadêmico. Foi a primeira mulher a assumir o cargo de presidente da Academia Pernambucana de Letras de 26 de janeiro de 2012 a 26 de janeiro de 2016, ocupa a cadeira 31 desde 3 de abril de 2003.  Pela sua grandeza literária, destacou-se em várias entrevistas para a m...

Versículos inspiradores

 A vida é cheia de desafios que nos testam a força, a resiliência e a fé. Mas, com a ajuda de Deus, podemos enfrentar esses desafios e sair vitoriosos. "Eu posso todas as coisas em Cristo que me fortalece" (Filipenses 4:13). Essas palavras do apóstolo Paulo nos lembram de que não estamos sozinhos em nossos desafios. Deus está conosco, nos fortalecendo e nos dando a capacidade de superar qualquer obstáculo. Mas, como podemos enfrentar esses desafios? Primeiro, precisamos confiar em Deus e em sua palavra. "Confie no Senhor com todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento" (Provérbios 3:5). Quando confiamos em Deus, podemos ter certeza de que Ele nos guiará e nos dará a sabedoria necessária para tomar as decisões certas. Além disso, precisamos ser perseverantes e não desistir diante das dificuldades. "Sede perseverantes, porque sabeis que a vossa perseverança tem um alvo completo" (Colossenses 4:12). A perseverança é fundamental para superar ...