Mês de conscientização sobre o câncer de pulmão, a campanha Agosto Branco tem o objetivo de alertar a população acerca dos riscos da doença e a importância da prevenção. A oncologista Débora Porto, diretora médica do NOA (Núcleo de Oncologia do Agreste), destaca que, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), essa é uma das principais causas de morte por câncer no mundo, sendo o terceiro mais comum em homens e o quarto em mulheres, no Brasil. Há estimativas de mais de 30 mil casos novos da doença, a cada ano.
Segundo a médica Débora Porto, "entre os fatores de risco da doença estão o tabagismo (principal fator, sendo responsável por 85% a 90% dos casos); poluição atmosférica urbana; a exposição passiva ao fumo (fumaça do cigarro de outras pessoas); certas doenças pulmonares preexistentes; bem como fatores genéticos".
Os sintomas do câncer de pulmão podem ser silenciosos, no início, o que dificulta o diagnóstico precoce, de acordo com a médica oncologista. "Entre os sintomas mais comuns estão tosse persistente; tosse com sangue; dor no peito; rouquidão; perda de peso sem explicação; fadiga; assim como dificuldade para respirar".
A adoção de hábitos saudáveis, a exemplo de uma alimentação balanceada e a prática regular de atividades físicas, ajudam a reduzir o risco dessa e de outras doenças, como relata a oncologista. "Exame de rastreamento, em população de alta carga tabágica, pode ser recomendado, uma vez que o diagnóstico precoce da doença pode fazer toda a diferença no tratamento e na qualidade de vida do paciente".
NOA – Com uma trajetória de 15 anos de atuação em Caruaru, Pernambuco, o NOA conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos especialistas em oncologia, hematologia, mastologia, cirurgia oncológica, cirurgia torácica, endocrinologia, além de enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, nutricionistas, dentistas e fisioterapeutas, além de um time de colaboradores que prezam pelo melhor cuidado a todos os pacientes e seus familiares. A clínica oferece consultas médicas, infusões de tratamentos antineoplásicos e de outros imunobiológicos, enfermeira navegadora para agilizar a realização de exames e de procedimentos, além de acompanhamento médico durante internações hospitalares e muito mais. Para o preparo e administração ambulatorial de quimioterápicos, o NOA conta com uma equipe de profissionais de farmácia e enfermagem, o que garante um alto nível técnico e a segurança necessária ao paciente. Todas as condutas adotadas pela equipe médica estão amparadas nas melhores evidências científicas e em diretrizes globais para manejo dos mais variados tipos de cânceres.
Comentários
Postar um comentário