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Colégios da Rede Positivo lançam Manifesto pela Leitura

 






Os colégios da Rede Positivo anunciaram o lançamento do Manifesto pela Leitura Transformadora, um compromisso institucional para fortalecer o hábito da leitura dentro e fora das salas de aula. Com o objetivo de desenvolver competências cognitivas, ampliar a concentração e estimular o pensamento crítico, a iniciativa vai além das unidades escolares e envolve também a comunidade e os colaboradores da instituição.


A iniciativa vai ao encontro de um cenário preocupante no Brasil. Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro (IPL), divulgada no final de 2024, 53% da população não leu sequer parte de um livro nos três meses anteriores ao levantamento — incluindo obras didáticas ou religiosas. O dado se agrava quando se observa a leitura de livros inteiros: 73% dos brasileiros, o equivalente a 148 milhões de pessoas, não concluíram nenhuma leitura nesse período. Os estados com os maiores índices de leitores são Santa Catarina, com 64%, seguido por Paraná e Ceará, ambos com 54%. 


O Manifesto estabelece compromissos concretos para incentivar a prática da leitura entre mais de 16,5 mil alunos em 20 unidades no Paraná, Santa Catarina e São Paulo, incluindo a implementação de um horário exclusivo para leitura nas escolas. A proposta é que esse momento seja dedicado à leitura por prazer, permitindo que os alunos escolham os livros que mais despertam seu interesse. Na prática, serão destinados 20 minutos diários de leitura para os estudantes do Ensino Fundamental e 30 minutos por semana para o Ensino Médio.


Para aproximar ainda mais os estudantes da iniciativa, a Rede Positivo promoveu um concurso interno para escolher o nome oficial do programa de leitura. A votação ocorreu pelo Instagram do colégio e mobilizou a comunidade escolar. O título vencedor foi “Virando a Página”, sugestão de Francisco Fukuda Ribeiro, estudante da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Positivo – Boa Vista. Inspirado nas pessoas que buscam evoluir por meio da leitura, ele criou um nome que simboliza avanço e transformação.


Expandindo a leitura para toda a sociedade


O compromisso com a leitura não se limita ao ambiente escolar. O manifesto prevê ações que envolvem não apenas estudantes e professores, mas também famílias, colaboradores e a comunidade.


Em Curitiba (PR), o Colégio Positivo inaugurou a Casinha Literária no Parque Positivo do Parque Barigui, um espaço de troca de livros que busca tornar a literatura mais acessível e estimular a circulação de obras entre diferentes leitores. O espaço também recebe eventos gratuitos e abertos à comunidade com a temática literária. 


Outro exemplo é o projeto “Além dos Muros da Escola”, que transformou o muro de uma das unidades do Colégio Positivo em Curitiba em uma grande pintura com obras literárias. Os títulos, acessados por QR Codes ilustrados, levam o público a uma biblioteca digital com diversos tipos de literatura, desde grandes autores clássicos até nomes contemporâneos, além de conteúdos extras.


"Queremos que os livros sejam companheiros não apenas dentro das escolas, mas em toda a comunidade. Acreditamos que uma sociedade leitora é mais crítica, criativa e preparada para os desafios do futuro", afirma Maria Fernanda Suss, diretora pedagógica do Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP) dos colégios da Rede Positivo. "Ao incentivar a leitura entre estudantes, colaboradores e famílias, estamos promovendo uma mudança que transcende os muros escolares e alcança toda a sociedade”, pontua.


O papel da família


A formação de leitores começa desde a infância, e a participação das famílias é essencial nesse processo. O Manifesto destaca a importância do exemplo e do incentivo à leitura dentro de casa, promovendo momentos de leitura compartilhada e escolhendo livros adequados para cada faixa etária. “O exemplo é a chave: nossos filhos não nos ouvem apenas, eles nos observam. Ao verem os pais engajados na leitura, as crianças e jovens interiorizam essa prática e passam a valorizá-la em sua rotina”, diz o Manifesto.


Impacto no aprendizado e na concentração


Com tantas distrações digitais ao alcance de todos, a leitura desempenha um papel essencial no desenvolvimento da concentração e da atenção. O Manifesto ressalta que a prática regular da leitura fortalece essas habilidades, permitindo que os estudantes desenvolvam um olhar mais crítico e aprofundado sobre os conteúdos que consomem.


Outro ponto destacado é a relação entre leitura e escrita. A capacidade de interpretar e produzir textos de qualidade se torna ainda mais relevante quando a inteligência artificial generativa ganha espaço. Leitores habituais têm maior domínio da linguagem e, consequentemente, maior habilidade para utilizar ferramentas digitais de forma mais eficaz.


Um convite à transformação


O Manifesto pela Leitura Transformadora da Rede Positivo é um chamado para toda a sociedade. A instituição convida estudantes, professores, famílias e a comunidade a se unirem nessa jornada, criando um movimento de valorização da leitura e garantindo que ela se torne um hábito acessível a todos.


Projetos de lei voltados para o incentivo à leitura


O Projeto de Lei nº 286/2024 institui a Política Nacional de Leitura e Escrita. A principal inovação é a autorização para que bibliotecas públicas estabeleçam parcerias com instituições públicas e privadas, para a criação, modernização e ampliação do acesso à leitura. Aprovado pela Comissão de Educação e Cultura do Senado em março de 2025, o texto segue agora para análise na Câmara dos Deputados.


Já o Projeto de Lei nº 1197/2024 institui a Política Nacional do Livro, com o objetivo de promover o acesso ao livro e à leitura no Brasil. A proposta estabelece regras para a precificação de livros, determinando que, durante o primeiro ano após o lançamento, o preço de capa fixado pela editora só poderá ter descontos de até 10%. Essa medida visa proteger o mercado editorial e livreiro nacional, evitando práticas de concorrência desleal e promovendo a diversidade cultural. O projeto foi aprovado em turno suplementar pela Comissão de Educação e Cultura do Senado em outubro de 2024 e aguarda análise na Câmara dos Deputados. Veja aqui mais informações e acesse ao Manifesto pela Leitura na íntegra.

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