Pular para o conteúdo principal

Estreia literária de Thiago Tourinho explora a tensão entre liberdade e destino, revelando o fardo invisível das escolhas herdadas

 Como somos moldados pelo que herdamos e como escolhas feitas antes de nascermos, muitas vezes de forma inconsciente, tornam-se forças capazes de nos conduzir de volta aos mesmos caminhos de nossos antepassados. É esse o eixo de As mortes de quem vive, romance de estreia de Thiago Tourinho, publicado pela Editora Reformatório.

A narrativa acompanha a família Sadovita, para quem nascer com olhos azuis é carregar a condenação da tristeza. Lúcia, a protagonista, cresce entre o silêncio do pai, a fragilidade da mãe e uma infância marcada por uma sombra que não se deixa esconder. O fado herdado se transforma em tatuagem invisível, acompanhando-a enquanto busca um espaço entre destino e liberdade.

Tourinho parte de fragmentos de observações cotidianas sobre as histórias e as escolhas de pessoas no seu entorno. Seus personagens oscilam entre condenados a uma vida já escrita e o desejo de protagonizar suas histórias. “Quanto temos, de fato, de livre-arbítrio?”, provoca o autor.

O romance expõe a complexidade das relações humanas, onde aqueles que mais amam também podem se tornar algozes, e lembra que o mal não é distante ou abstrato: ele habita a intimidade cotidiana.

As mortes de quem vive se constrói numa linguagem sensível, que alterna lirismo e realismo, poesia e concretude. Tourinho escreve com musicalidade e imagens que revelam personagens intensamente humanos que se entrelaçam, amam e ferem, sempre em busca de libertação e sentido. “A gente vive enquanto tiver encanto”, afirma o autor.

Thiago Tourinho nasceu em Salvador, Bahia, em 1982. Formado em Administração pela Universidade Federal da Bahia e mestre em Negócios pela Stanford University, na Califórnia, construiu carreira no mundo empresarial. Mas desde cedo foi atravessado pela literatura. Agora, estreia na ficção literária com uma narrativa sobre o peso das heranças invisíveis e a difícil arte de quebrar ciclos silenciosos.



Editora Reformatório
Uma das poucas editoras voltadas exclusivamente para a literatura brasileira contemporânea, a Reformatório surgiu em 2013. Em 2015 lançou o selo Pasavento, para publicações de livros de não-ficção. São 300 livros publicados, de 222 autores diferentes. A editora conquistou dois Prêmio São Paulo de Literatura (2016 e 2018) e três Prêmio da Biblioteca Nacional (2020, 2021 e 2022). Desde 2015, tem um ou mais títulos finalistas nos maiores prêmios da literatura brasileira: São Paulo de Literatura, Biblioteca Nacional, Jabuti e Oceanos.

Ficha técnica
As mortes de quem vive
Autor: Thiago Tourinho
Editor: Marcelo Nocelli
Revisão: Natália Souza / Elen Juanini
Ilustração de capa: Veridiana Scarpelli
Capa: Fernanda Ficher
Design, editoração eletrônica: Karina Tenório

Gênero: romance
Editora: Reformatório
Páginas: 252
ISBN: 978-65-84041-00-4
Preço de capa: R$ 68,00


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasceu Maria Clara

 Nasceu Maria Clara no dia 06/03/2025, no hospital Instituto Pernambuco (IP), em Caruaru. Filha do casal Alann Rogério e Gisely Raiane, a recém-nascida é bisneta do casal Fábio Santana e Maria Marques. Alann Rogério, pai da criança, agradeceu ao Senhor Deus pela chegada da menina. "Clarinha é um grande presente de Deus para mim e para minha esposa", afirmou. Bisavô de "Clarinha", o comunicador Fábio Santana, que também é colaborador de Contexto Blog, demonstrou muita alegria com o crescimento da família. "É uma bênção de Deus o nascimento da minha bisneta Maria Clara, linda e saudável", declarou, emocionado. Avó da recém-nascida, a professora Alanna Ynis traduziu em palavras um pouco da sua emoção e fé. "Família é uma bênção de Deus, e Clarinha chegou para nossa alegria", disse Alanna, que é mãe do pai de Clarinha. Contexto Blog também saúda a recém-nascida e parabeniza a família, desejando-lhes que as bênçãos divinas sejam abundantes. Alanna Yni...

O Legado de Fátima Quintas: O Tempo, a Cultura e a Escrita - por Marcos Carneiro Xepa

 FELIZ ANIVERSÁRIO! A renomada antropóloga, contista, ensaísta e cronista brasileira. Maria de Fátima de Andrade Quintas, nasceu num período carnavalesco em 28 de fevereiro de 1944, em Recife. Herdou do seu pai, o famoso historiador pernambucano, Amaro Quintas, o hábito de escrever e ler. Formou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco e em pós-graduação em Antropologia Cultural no Instituto de Ciências Sociais e Política Ultramarina, em Lisboa.  Fátima Quintas contribui significativamente para grandeza da literatura e antropologia brasileira. Suas pesquisas em torno das obras de Gilberto Freyre a transformou em uma das mulheres notáveis como pesquisadora e escritora. Em seu pioneirismo acadêmico. Foi a primeira mulher a assumir o cargo de presidente da Academia Pernambucana de Letras de 26 de janeiro de 2012 a 26 de janeiro de 2016, ocupa a cadeira 31 desde 3 de abril de 2003.  Pela sua grandeza literária, destacou-se em várias entrevistas para a m...

Versículos inspiradores

 A vida é cheia de desafios que nos testam a força, a resiliência e a fé. Mas, com a ajuda de Deus, podemos enfrentar esses desafios e sair vitoriosos. "Eu posso todas as coisas em Cristo que me fortalece" (Filipenses 4:13). Essas palavras do apóstolo Paulo nos lembram de que não estamos sozinhos em nossos desafios. Deus está conosco, nos fortalecendo e nos dando a capacidade de superar qualquer obstáculo. Mas, como podemos enfrentar esses desafios? Primeiro, precisamos confiar em Deus e em sua palavra. "Confie no Senhor com todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento" (Provérbios 3:5). Quando confiamos em Deus, podemos ter certeza de que Ele nos guiará e nos dará a sabedoria necessária para tomar as decisões certas. Além disso, precisamos ser perseverantes e não desistir diante das dificuldades. "Sede perseverantes, porque sabeis que a vossa perseverança tem um alvo completo" (Colossenses 4:12). A perseverança é fundamental para superar ...