Tem início nesta terça-feira (04) mais uma edição da Campanha E-Coleta (Coleta de Resíduos Eletrônicos), promovida pelo Clube do Meio Ambiente da Asces-Unita. A ação acontece até a sexta-feira, 07 de novembro, das 8h às 17h, em frente ao Campus II da instituição.
Em sua quarta edição, a campanha tem como objetivo incentivar o descarte correto de resíduos eletrônicos e promover uma reflexão sobre o consumo consciente. Durante os dias de realização, serão arrecadados resíduos eletrônicos, pilhas, livros e brinquedos, que posteriormente serão encaminhados ao projeto Trapeiros de Emaús, associação sem fins lucrativos sediada no Recife. O material recolhido é reutilizado de diferentes formas, gerando cursos, doações e ações sociais que beneficiam mais de 40 famílias residentes em comunidades de palafitas.
O professor Asces-Unita, Hiuquem Monteiro Lopes, coordenador do projeto Clube do Meio Ambiente, destaca que a iniciativa vai muito além de apenas receber os itens que seriam descartados, é uma forma de conscientizar as pessoas e dar um novo destino a esse material. “Considero o E-Coleta uma campanha super significativa na temática da conscientização ambiental. Não se trata apenas de ficar recebendo lixo durante alguns dias, mas sim uma maneira de despertar nas pessoas o senso de responsabilidade ambiental. Todo material arrecadado na campanha não será apenas descartado corretamente, ele servirá como matéria-prima para que outras pessoas possam utilizá-los, prolongando assim sua vida útil”, afirmou.
O tema ganha relevância diante do crescimento do chamado lixo eletrônico, formado por equipamentos e componentes descartados após o uso. Esses materiais, por conterem substâncias tóxicas e metais pesados como chumbo, mercúrio e cádmio, representam sérios riscos de contaminação do solo, da água e dos alimentos, afetando o meio ambiente e a saúde humana.
De acordo com o Monitor Global de Lixo Eletrônico 2020, relatório da ONU, o planeta gera mais de 50 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos por ano, o equivalente ao peso de 265 baleias-azuis em celulares, notebooks, eletrodomésticos e outros dispositivos descartados, muitas vezes de forma incorreta.
Com iniciativas como o E-Coleta, a Asces-Unita reforça seu compromisso com a sustentabilidade, a educação ambiental e o impacto social positivo, estimulando a comunidade acadêmica e a população em geral a adotar práticas mais responsáveis e conscientes no cuidado com o meio ambiente.

Comentários
Postar um comentário